A crescente atratividade do comércio de rua em Portugal resultou num número significativo de novas aberturas ao longo da última década.
Segundo o recente relatório de comércio de rua da Cushman & Wakefield (C&W), Lisboa destacou-se com 2.160 novas unidades, seguida pelo Porto, com 770 novas lojas. Em ambas as cidades, o comércio de rua representa mais de 80% do total de aberturas.
Em 2024, Lisboa consolidou-se como o principal destino para o comércio de rua, com um aumento de 12% no número de lojas em comparação a 2019, agregando 31% da oferta total. Marcas de moda e restauração assumem um papel de destaque, representando 26% e 29% da oferta existente, respetivamente.
No que diz respeito à procura, a restauração foi o setor mais representativo na última década, responsável por 66% das aberturas no Porto e 65% em Lisboa. O setor da moda, por sua vez, contribuiu com 9% das inaugurações no Porto e 10% em Lisboa, com maior peso entre as cadeias internacionais.
Lisboa conta com seis zonas prime de comércio de rua – Avenida da Liberdade, Baixa, Restauradores e Rossio, Chiado, Cais do Sodré e Príncipe Real – onde a oferta é vasta e diversificada. A Avenida da Liberdade regista a maior concentração de cadeias internacionais (76%), seguida pelos Restauradores e Rossio, com 52% de marcas internacionais, destacando-se a nova flagship da Zara no Rossio, a segunda maior do mundo.
No Porto, o comércio de rua no centro da cidade também sofreu uma revitalização significativa, impulsionada pelo aumento do turismo e intervenções urbanísticas. O setor da moda representa 35% da área total, com destaque para a restauração nas Ruas da Galeria de Paris e Cândido dos Reis.
De acordo com João Esteves, partner e líder do departamento de retalho da Cushman & Wakefield, as alterações legislativas ao arrendamento urbano e os incentivos à reabilitação urbana, juntamente com o aumento do turismo, são fatores determinantes para o crescimento do comércio de rua. Salienta que, apesar da procura crescente, a abertura de lojas pelos retalhistas é limitada pela reduzida oferta, especialmente nas principais localizações de luxo.
O segmento de Luxo e Premium também mostrou dinamismo, refletindo o crescente interesse de marcas internacionais. Ao longo da última década, mais de 30 novas unidades abriram na Avenida da Liberdade, enquanto no Porto, mais de 15 marcas foram inauguradas, correspondente a 40% da oferta total atual deste segmento.
Atualmente, a área ocupada por lojas de Luxo e Premium em Lisboa é de 32.100 m², distribuídos por 120 lojas, representando 10% do total da oferta de retalho de rua. A Avenida da Liberdade é a principal localização para operadores de Luxo e Premium, concentrando 89% da oferta total na cidade. No Porto, a Avenida dos Aliados alberga mais de 20% da oferta total de lojas deste segmento, com a moda a representar 44% da nova oferta.
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