[weglot_switcher]

Comércio externo: Preços dos produtos importados aumentaram 1,1 % em Julho

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,1 por cento (%) no mês de Julho, valor inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) em relação a Junho, revela o Instituto Nacional de Estatística.
21 Agosto 2018, 16h01

Os dados mostram que a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,8% em Julho deste ano, valor inferior em 0,3 p.p. face ao registado no mês anterior.

A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca (ITT) foi de – 0,2%, valor semelhante ao registado no mês anterior.

Em Julho de 2018, o índice de preço da importação situou-se em 101,5, tendo conhecido um aumento de 1,1% relativamente ao mês passado.

Por outro lado, os índices, subjacente e volátil, na importação, verificaram em Julho, acréscimos de 1,4% e de 0,4%, respectivamente, face ao mês de Junho.

A subida de preços na importação foi atenuada “bens intermédios” (-4,6%), enquanto a descida dos preços, nesta categoria, justifica-se, essencialmente, com a diminuição dos preços de “produtos transformados para a carpintaria” (-21,6%) e “outros produtos transformados” (-18,4%).

Por destino económico dos bens, as categorias que contribuíram para a subida de preços na importação foram “bens de consumo” (0,1%) e bens de capital” (7,3%).

Nas importações por principais secções, registaram-se aumentos mais expressivos de animais vivos e produtos do reino animal (2,6%), produtos minerais (2,9%), matérias têxteis e suas obras (7,7%) e material de transporte (5,8%).

Por sua vez, as diminuições de preços de maior relevância observaram-se nas secções de produtos do reino vegetal (-3,8%), produtos das indústrias alimentares, bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, tabaco e seus sucedâneos manufacturados (-1,7%), metais comuns e suas obras (-7,0%) e máquinas e aparelhos, material eléctrico, e suas partes.

De acordo com o INE, essas diminuições contribuíram para atenuar a evolução positiva do Índice Global da Importação.

Em Julho de 2018, o índice de preço da importação aumentou 7,4%, relativamente ao mês de Julho de2017.

O índice subjacente na importação verificou, ainda no mês de Julho deste ano, acréscimo de 12,6% face ao mês de Julho do ano anterior. Por outro lado, o índice volátil na importação diminuiu 4,5% face ao mês de Julho de 2017.

Em relação às exportações, o índice de preço, em Julho de 2018, situou-se em 102,7, correspondendo a um acréscimo de 0,8% face ao mês anterior.

Os índices, subjacente e voláteis na exportação, verificaram em Julho de 2018, acréscimos de 0,4% e de 2,0%, respectivamente, face ao mês de Junho de 2018.

Ainda no mês de Julho deste ano, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 3,2%.

Quanto ao índice subjacente na exportação verificou, em Julho de 2018, acréscimo de 7,4% face ao mês de Julho de 2017. Por outro lado, o índice volátil na exportação diminuiu 6,1% face ao mês de Julho de 2017.

Durante o período em análise registou-se uma ligeira deterioração nos índices de termos de troca, com uma diminuição global de 0,2%, comparativamente ao mês anterior.

Já em Julho de 2018, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 101,2 com uma taxa de variação homóloga negativa de 4,0%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.