Como começar a usar o LinkedIn

O Linkedin assumiu-se nos últimos anos como a grande montra do mundo profissional. Nos últimos 15 (o Linkedin iniciou atividade em 2003), fomos assistindo a profundas alterações na forma como os recém-licenciados se apresentam ao mercado, como procuram as primeiras oportunidades de emprego, como constroem relações profissionais e como comunicam à escala nacional e até global.

Cristina Bernardo

Pedro Caramez, consultor de Marketing Digital, especialista em recrutamento Digital e Employee Advocacy, redigiu para o Jornal económico um conjunto de dicas sobre como começar a usar o LinkedIN, uma rede social dedicada a promover contacto entre vários profissionais de diversas profissões.

A rede apresenta números incríveis:

  • 600 milhões de utilizadores em todo o mundo e mais de 2,5 milhões em Portugal.
  • 20 milhões de empresas, das quais mais de 30 mil são portuguesas.
  • 5 milhões de ofertas por mês! A plataforma é hoje o recurso natural para veiculação de ofertas de emprego para inúmeros setores de atividade.

Dicas para começar a sua atividade Linkedin: o Perfil

Criar um Perfil – deverá ter pelo menos dois idiomas para aumentar a sua visibilidade na rede.

Apresentar uma fotografia profissional – não é aceitável colocar uma fotografia social que esteja a ser usada noutras redes sociais. Esta é a sua primeira impressão.

Mostrar um título apelativo – deverá incluir um a dois cargos que poderá desempenhar, as áreas de especialidade e possível setor ou indústria.

Redigir um resumo forte – este resumo deverá demonstrar quem é; o que quer fazer; que funções pode desempenhar; que competências críticas tem; e quais as suas motivações profissionais. Muitos candidatos descobrem oportunidades de emprego nesta rede.

Associar alguns conteúdos multimédia – a fotografia deverá ser de algum evento em que tenha participado com ligação a algum trabalho especial feito na Universidade.

Adicionar à experiência profissional – os primeiros estágios curriculares e profissionais deverão figurar, mas não a palavra estagiário. Coloque, sim, a função. Não deixe de descrever em detalhe as suas principais responsabilidades nessas atividades.

Associar a Universidade à sua experência académica – confirme que o logótipo da Universidade/Faculdade aparece no Perfil.

Incluir no mínimo 5 competências no perfil – não stresse se ainda não tiver experiência comprovada nestas competências! Vai ter brevemente.

Introduzir conquistas diversas relevantes – cursos e certificações mais importantes, idiomas, projetos e organizações em contexto académico também deverão lá estar.

Valorizar experiências de voluntariado – valide a sua associação a projetos de voluntariado.

Ler mais
Recomendadas

Prejuízo da Oi cresce 104%, para mais de 550 milhões de euros, no segundo trimestre

Entre abril e junho de 2020, a receita líquida da participada da Pharol caiu 10,8%, para 4.544 milhões de reais (717 milhões de euros), em termos homólogos e 4,3% em relação ao primeiro trimestre. A portuguesa Pharol detém 5,51% da Oi através da Bratel.

Fortnite: Epic Games processa Apple e Google por práticas anticoncorrenciais

No centro da disputa está o facto de as gigantes tecnológicas não permitirem que o jogo permita aos utilizadores comprarem funcionalidades diretamente da loja da Epic Games. Na visão das empresas, todas as aquisições nas suas ‘stores’ devem passar pelos seus sistemas de pagamentos. A Epic Games acha ilegal.

Receitas turísticas caíram 70% no primeiro semestre para 538,9 milhões de euros

Só em junho, o setor do alojamento turístico registou 493,5 mil hóspedes e 1,1 milhões de dormidas, o que corresponde a quedas de mais de 80% nos dois casos.
Comentários