Pedro Caramez, consultor de Marketing Digital, especialista em recrutamento Digital e Employee Advocacy, redigiu para o Jornal económico um conjunto de dicas sobre como começar a usar o LinkedIN, uma rede social dedicada a promover contacto entre vários profissionais de diversas profissões.
A rede apresenta números incríveis:
Dicas para começar a sua atividade Linkedin: o Perfil
Criar um Perfil – deverá ter pelo menos dois idiomas para aumentar a sua visibilidade na rede.
Apresentar uma fotografia profissional – não é aceitável colocar uma fotografia social que esteja a ser usada noutras redes sociais. Esta é a sua primeira impressão.
Mostrar um título apelativo – deverá incluir um a dois cargos que poderá desempenhar, as áreas de especialidade e possível setor ou indústria.
Redigir um resumo forte – este resumo deverá demonstrar quem é; o que quer fazer; que funções pode desempenhar; que competências críticas tem; e quais as suas motivações profissionais. Muitos candidatos descobrem oportunidades de emprego nesta rede.
Associar alguns conteúdos multimédia – a fotografia deverá ser de algum evento em que tenha participado com ligação a algum trabalho especial feito na Universidade.
Adicionar à experiência profissional – os primeiros estágios curriculares e profissionais deverão figurar, mas não a palavra estagiário. Coloque, sim, a função. Não deixe de descrever em detalhe as suas principais responsabilidades nessas atividades.
Associar a Universidade à sua experência académica – confirme que o logótipo da Universidade/Faculdade aparece no Perfil.
Incluir no mínimo 5 competências no perfil – não stresse se ainda não tiver experiência comprovada nestas competências! Vai ter brevemente.
Introduzir conquistas diversas relevantes – cursos e certificações mais importantes, idiomas, projetos e organizações em contexto académico também deverão lá estar.
Valorizar experiências de voluntariado – valide a sua associação a projetos de voluntariado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com