[weglot_switcher]

Como fazer a leitura do rótulo

O consumidor tem de estar informado para comprar com confiança os alimentos de que necessita, sendo, muitas vezes, o rótulo a única fonte de informação disponível nos alimentos, sejam os vendidos avulso no mercado, ou sejam os produtos embalados e processados industrialmente vendidos em estabelecimentos comerciais.
Dar rótulos confusos aos produtos
4 Maio 2023, 07h45

O rótulo é o bilhete de identidade dos produtos alimentares

Todos conhecemos a importância das nossas escolhas alimentares para a promoção de saúde bem-estar. O consumidor tem de estar informado para comprar com confiança os alimentos de que necessita, sendo, muitas vezes, o rótulo a única fonte de informação disponível nos alimentos, sejam os vendidos avulso no mercado, ou sejam os produtos embalados e processados industrialmente vendidos em estabelecimentos comerciais.

Quer ter uma alimentação mais saudável? Não se esqueça de ler o rótulo dos produtos alimentares. Lê-lo cuidadosamente e escolher de acordo com essa informação pode ser o primeiro passo para uma dieta alimentar mais equilibrada e saudável.

Em primeiro lugar não se esqueça de verificar a rotulagem e informação ao consumidor antes de comprar e opte por produtos que “falam” a nossa língua!

Como fazer a leitura do rótulo? 

Precisamente para ajudar os consumidores a fazerem escolhas saudáveis, as marcas têm um resumo da informação nutricional, por porção, de quatro nutrientes cujo consumo deve ser moderado: açúcares, gorduras, gorduras saturadas e sal.

Os ingredientes estão incluídos no rótulo e através desta informação poderá evitar-se componentes passíveis de alergias e outros problemas de saúde a alguns consumidores.

A origem do produto e o preço são também informações de peso na rotulagem e podem ser decisivos no acto da compra. Consulte sempre antes de escolher e comprar.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube! Consulte o site da DECO.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.