Como poupar no combustível?

Face à subida dos preços da gasolina e do gasóleo, existem algumas dicas que deve saber para poupar no combustível. Fique a conhecê-las.

Tal como tem sido várias vezes noticiado, o preço dos combustíveis tem aumentado significativamente nos últimos tempos. Se cada vez que vai encher o depósito do automóvel pensa que está a pagar demais e não consegue poupar no combustível, existem algumas dicas que pode ter em conta na altura de abastecer o automóvel. Mas será que as conhece a todas?

Tomar a decisão correta na hora de abastecer o automóvel pode valer mais uns euros na sua carteira, mas conduzir com cuidado e evitar utilizar o ar condicionado podem levar a que gaste menos combustível ao longo da viagem.

Poupar nesta despesa é uma prioridade para muitas famílias portuguesas. Descubra, neste artigo realizado pelo ComparaJá.pt, oito formas de poupar no combustível.

1. Abastecer no posto mais barato

Encontrar o combustível mais barato para o automóvel de família é uma solução que muitos portugueses encontraram para contornar a subida do preço que se verificou nos últimos anos.  Por exemplo, para quem tem um carro a gasóleo e encha duas vezes o depósito por mês com 45 litros, escolher o posto de combustível mais barato pode fazer toda a diferença para poupar no combustível.

Segundo os dados presentes no portal Preços do Combustível Online da Direção Geral de Energia e Geologia no dia 3 de novembro, pode poupar cerca de 54 euros anualmente em gasóleo. O mesmo exemplo pode ser dado se o seu automóvel atestar o depósito com gasolina 95: pode conseguir amealhar 43,2 euros anuais ao optar pelo posto mais barato em detrimento do mais caro.

Utilizar este portal para encontrar o posto mais barato e mais perto da sua zona pode ser uma ajuda para conseguir diminuir os gastos que tem com o combustível.

2. Evite utilizar o ar condicionado

Nos dias de muito calor ou muito frio, o ar condicionado pode ser um grande aliado. No entanto, pode também ser o responsável pelo aumento do consumo do seu automóvel. Quando as temperaturas descem, não existe outra solução que ligar o ar condicionado para tornar a sua viagem mais confortável. Mas nos dias de calor, opte por abrir os vidros.

Não se esqueça também que o ar condicionado deve ser utilizado em viagens longas de forma a consumir menos combustível. Em alturas de muito trânsito, deve evitar utilizá-lo para poupar no combustível.

3. Faça uma manutenção regular ao automóvel

Fazer uma manutenção regular ao seu carro pode não só aumentar a vida útil do automóvel, mas igualmente contribuir para a poupança de combustível. Apesar de esta dica não ser para todos os bolsos – nem todos os portugueses podem levar o carro ao mecânico de seis em seis meses – pode ajudar a diminuir os gastos. Manter o nível de óleo correto, substituí-lo quando necessário e verificar se existem problemas com o motor e os seus componentes aumenta a vida do seu carro e ajuda a poupar.

4. Evite andar com o carro demasiado pesado

Quando vai de viagem costuma levar as suas malas tão cheias que até nota que o carro afunda um pouco? Pode estar a carregar demasiado o carro. Ao viajar deve ter em atenção à carga que o seu automóvel leva pois este pode ser um bom indicador de que irá consumir mais combustível que o habitual.

5. Modere a velocidade

Se é fã de andar a alta velocidade com o seu carro, saiba desde já que este é outro fator que pode pôr em causa o consumo de combustível. Além de estar a pôr em causa a sua segurança e dos outros com uma condução mais agressiva, ao moderar a velocidade está a optar por uma condução mais económica.

6. Planeie as viagens para poupar no combustível

Costuma utilizar o GPS do seu automóvel ou smartphone? Habituar-se a verificar caminhos alternativos para o seu destino pode ser uma mais-valia na hora de poupar no combustível. Ao optar por ruas com menos trânsito está a evitar o temível pára-arranca das horas de ponta e a consumir menos. Planear com antecedência a sua viagem pode também ajudá-lo a poupar no estacionamento.

7. Aproveite os descontos dos cartões de descontos em combustível

Existem dois tipos de cartões que pode utilizar para conseguir descontos de combustível: os cartões de supermercado e os cartões de descontos associados a bancos. Se costuma fazer compras nos supermercados Continente, utilize o desconto oferecido para as estações de serviço Galp pela sua compra com cartão e aproveite para fazer crescer o saldo acumulado.

Se o seu lugar de eleição para compras for o Pingo Doce, pode utilizar o saldo acumulado no cartão para diminuir o valor final a pagar nas estações de serviço BP.

No caso dos cartões associados a bancos, pode tirar proveito do Caixa Drive e do Cartão Montepio. Ambos os cartões podem ser utilizados em estações de serviço Repsol e oferecem descontos em combustível. Enquanto que o cartão da Caixa Geral de Depósitos funciona como um cartão de crédito podendo até utilizá-lo para pagamentos fracionados enquanto o cartão do Montepio funciona como um simples cartão de desconto.

Se for sócio da ACP pode igualmente utilizar o seu cartão para usufruir de descontos nas estações de serviço BP nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.

8. Arranje alternativas à utilização do automóvel

Existem outras alternativas à utilização de automóvel que deve considerar para poupar no combustível. É o caso dos transportes públicos, bicicleta ou até deslocar-se a pé. Outra opção é optar por serviços de boleias disponíveis em sites de carpooling como é o caso do Bla Bla Car. Se o seu objetivo é de poupar na despesa com o combustível, esta é a melhor dica a seguir.

Relacionadas

Como tratar da extinção de reserva de propriedade automóvel?

Quando acaba de pagar o crédito do seu carro, tem de tratar da extinção de reserva de propriedade automóvel. Saiba como fazê-lo e quando é preciso.

Como pedir o Documento Único Automóvel? Conheça o novo DUA

O Documento Único Automóvel permite que um veículo possa circular nos países da União Europeia. Descubra em que situações é necessário e como pedir.

Sete fatores que podem levar ao agravamento do seguro automóvel

Conheça os sete fatores que podem levar ao agravamento do seguro automóvel e saiba como evitar pagar um prémio demasiado elevado.

Como alterar online o registo de propriedade automóvel?

Descubra, neste artigo, como usar o serviço Automóvel Online para alterar o registo de propriedade em caso de compra e/ou venda de um carro ou mota.

Como fazer testes de Código da Estrada?

Através da plataforma “Bom Condutor” pode fazer testes de código gratuitos e ficar a par das alterações ao Código da Estrada.

Precisa de pagar SCUTS mas não sabe como? Veja este guia

Descubra como pagar as SCUTS e os respetivos prazos de pagamento.
Recomendadas

Projeto Sitestar promove literacia digital dos mais novos

Esta iniciativa promove, através da criação dos sites, aprendizagens relacionadas com o planeamento de projetos, o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipa, a criação de conteúdos escritos e audiovisuais, o respeito pelos direitos de autor, incentiva e auxilia na invenção e implementação das ideias dos alunos, a adotarem um sentido critico que lhes permita navegar em segurança e com mais confiança na internet.

Neste natal, saiba o que fazer caso a sua compra online fique interdita na alfândega

A carta ao Pai Natal pode exigir que faça encomendas de artigos vindos de um país extracomunitário. Cumprir este desejo pode ser numa prova de esforço que implica conhecer a legislação, enfrentar burocracias e custos, e ainda lidar com a encomenda ficar retida na alfândega.

Não deixe as suas compras natalícias para a véspera

Quem compra por impulso arrepende-se mais, tentando depois a troca. Trocar um bem comprado numa loja física que está em perfeitas condições é uma cortesia do comerciante. A troca só é obrigatória se houver defeito. Não se esqueça de escolher cuidadosamente, de recolher toda a informação sobre o produto, de o experimentar, se for possível, e combinar a possibilidade de troca. Evitará conflitos.
Comentários