No “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, a autora e editora Rita Canas Mendes conta os passos necessários para passar a ser um autor com obra publicada.
“Ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro”, assim reza o aforismo. E como hoje se celebra o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, Rita Canas Mendes explica aos leitores do Jornal Económico como, depois de escrever, se pode publicar uma obra.
Criado em 1995, pela UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, este dia de celebração do livro e dos seus autores assinala-se a 23 de abril por ter sido estada a data de morte de Miguel de Cervantes e de William Shakespeare.
Autora, editora, consultora e tradutora, Rita Canas Mendes tem uma vida vivida entre os livros. Licenciada em Filosofia, fez uma pós-graduação em Edição, Livros e Novos Suportes Digitais, ocupou diferentes cargos em editoras de referência e dedica-se à escrita e à tipografia.
É autora de “Como Publicar o Seu Livro”, editado pela Bertrand, e é daqui que sai este guia de publicação, em 12 passos.
“Há três grandes vias para a publicação de um original: através de um concurso literário para obras inéditas; através de uma editora tradicional; através da autopublicação. No entanto, foquemo-nos nas editoras convencionais, sempre a hipótese mais desejada”, diz Rita Canas Mendes.
Eis o passo-a-passo:
- Garanta que o seu manuscrito está concluído e imaculado do ponto de vista ortográfico, sintático e gramatical. Se necessário, contrate um revisor de texto;
- Poupe-se a dores de cabeça e a perdas de tempo e dinheiro – procure compreender de antemão como funciona o mundo editorial;
- Estude o mercado. Veja que editoras poderiam ter interesse no seu livro e quais lhe parecem mais interessantes;
- Procure os contatos certos (e mais diretos possíveis) e planeie a sua abordagem;
- Contate as editoras escolhidas e não se admire se não obtiver respostas imediatas (ou até se não as receber);
- Caso haja uma resposta afirmativa, será chamado para uma reunião. Leve papel e caneta para tomar nota de tudo;
- Se chegar a um acordo com a editora, leia muito bem o contrato que lhe propuserem e estude o Código do Direito de Autor. Não assine nada com o qual não se sinta inteiramente confortável. Nesta fase, tudo é negociável, basta dialogar;
- Mostre-se interessado e cortês nas suas relações com a editora. Faça todas as perguntas que entender, mas respeite o calendário interno e a experiência profissional do seu parceiro;
- Envolva-se nos esforços de marketing e comunicação. Sempre que possível, participe em tudo o que lhe for solicitado – lançamento (caso haja), ações promocionais, etc.;
- Refreie a ânsia de conhecer números de vendas – não é possível conhecê-los logo
- Não desfaleça se constatar que vendeu poucos exemplares. As vendas costumam ser baixas e, em Portugal, só um punhado de autores vive da escrita de livros
- Tire lições de tudo aquilo por que passou e ganhe forças para o próximo projeto.
“Autores mais bem informados são autores com mais hipóteses de sucesso”, diz Rita Canas Mendes.
“Se fizer o trabalho de casa e tiver expetativas realistas, terá muito maior probabilidade de concretizar o seu sonho”, diz.