[weglot_switcher]

Compras no comércio tradicional português aumentaram 44% entre março e agosto

Dados da plataforma SIBS Analytics indicam que o valor das operações de pagamento eletrónico verificaram ainda um crescimento de 42% em mercearias, face ao mesmo período de 2019.
  • Neil Hall/Reuters
11 Outubro 2020, 11h41

Entre os meses de março e agosto as compras realizadas nas lojas de comércio tradicional em Portugal verificaram um aumento de 44%, quando comparado com o mesmo período de 2019, segundo revelam os dados da plataforma SIBS Analytics divulgados pelo “Jornal de Notícias” este domingo, 11 de outubro.

De acordo com a mesma plataforma, o valor das operações de pagamento eletrónico apresentaram ainda um crescimento de 42% em mercearias, face ao mesmo período de 2019.

Em sentido inverso, registaram-se descidas acentuadas em lazer e viagens (76%) e em alojamentos turísticos (20%). Foram ainda verificadas quebras em moda e acessórios (46%), em perfumaria e cosmética (33%) e na decoração e artigos para o lar (37%).

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, explica que “por força do confinamento e da diminuição dos movimentos pendulares e para se evitar as grandes aglomerações, o comércio alimentar de proximidade passou a exercer um papel fundamental”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.