Luís Montenegro assume que Portugal está empenhado em participar no reforço da competitividade europeia ao nível económico e social. Esta foi uma das principais mensagens deixadas pelo primeiro-ministro naquela que é a sua primeira reunião do Conselho Europeu em Bruxelas.
“O compromisso de Portugal para com o projeto europeu é fortíssimo. Estamos muito empenhados em poder colaborar com os propósitos que estão na agenda, em primeiro lugar, o reforço da competitividade da Europa do ponto vista de económico e social. É um objetivo que é tão europeu, quão português. Temos de ter uma Europa forte no mundo e um Portugal forte na Europa”, referiu aos jornalistas antes da entrada para a reunião, acompanhado pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Luís Montenegro deixou expressa a vontade de Portugal em unir-se também nos propósitos da política externa e da defesa, nomeadamente em continuar a ser uma parte ativa da ajuda da União Europeia à Ucrânia.
O primeiro-ministro não esqueceu também os últimos acontecimentos do conflito entre Israel e a Palestina. “Estaremos também na linha da frente no reforço dessa condenação e na procura de uma situação que evite uma escalada de violência naquela geografia. O cessar-fogo imediato em Gaza é imperativo”, salientou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com