Era Webhelp, em setembro foi renomeada para Webhelp + Concentrix após a conclusão da fusão de quatro mil milhões de dólares (cerca de 3,7 mil milhões de euros) e, desde há pouco mais de um mês, chama-se apenas Concentrix. O negócio entre as empresas francesa e norte-americana do sector do outsourcing está a ter implicações em Portugal, nomeadamente no plano de expansão.
O Jornal Económico (JE) falou com o diretor geral da Concentrix Portugal para perceber os efeitos desta operação internacional, além do rebranding. Carlos Moreira avançou que esperam terminar o ano com mais de seis mil colaboradores em Portugal e continuar a estudar aquisições. “Este ano, prevemos um aumento de algumas centenas de postos de trabalho nos nossos seis escritórios em território nacional”, afirmou.
A Concentrix pretende “continuar a analisar e a procurar aquisições” que complementem a sua atividade, porque considera que o mercado do apoio ao cliente (contact center) se mantém “altamente fragmentado”. “Acreditamos que a nossa estratégia de aquisição melhora e aumenta as nossas vias de crescimento”, refere Carlos Moreira ao JE.
“Quando avaliamos possíveis transações, consideramos, entre outros fatores, se a operação faz sentido economicamente, ou se pode acrescentar uma competência, área ou tecnologia que pode resultar num elevado retorno para a empresa num curto período de tempo. No entanto, o principal objetivo da Concentrix neste momento é a integração do negócio Webhelp em curso e a otimização do valor dessa transação”, ressalva.
Carlos Moreira faz ainda um balanço positivo da estratégia de descentralização, que se materializou com o investimento em Braga, onde é o terceiro maior empregador da cidade com mais de 1.500 colaboradores, e em Aveiro, onde tem escritório desde 2022 com aproximadamente 100 pessoas. No entanto, reconhece que os maiores polos são Lisboa e Porto.
Questionado sobre quantas rescisões houve em Portugal devido à fusão entre a Webhelp e a Concentrix, o managing director disse apenas que, a nível internacional, a Concentrix tem cerca de 440 mil colaboradores em 70 países e presta serviços e vende tecnologia para mais de duas mil empresas.
Quanto às alterações na gestão da empresa em Portugal, Carlos Moreira – que era diretor geral da Webhelp e se mantém no cargo agora como Concentrix – confirma que a administração da nova sociedade que resultou da fusão é composta por profissionais quer da Webhelp quer da Concentrix.
Segundo o responsável pelo negócio luso da Concentrix, Portugal desempenha um papel “importante” na expansão global da multinacional com sede em Newark, porque é um “hub multilingue com mais de 60 clientes internacionais em 22 idiomas”. “Com esta transação, expandimos a nossa capacidade e variedade de soluções disponíveis para os clientes, o que acaba por reforçar significativamente a nossa atratividade como destino nearshore”, defende. Portanto, o país destaca-se pelo talento e cultura
O mercado da Experiência do Consumidor registou um forte crescimento nos últimos anos, sobretudo com a evolução para um mundo mais digitalizado em que a Experiência do Consumidor é assegurada por empresas como a Concentrix. Portugal tem beneficiado bastante desta tendência na última década, o que é bem visível nos dados recentemente publicados pela APCC, os quais indicam que em 2022 este setor teve um impacto de 2,4 mil milhões de euros no PIB nacional e foi responsável por 143 mil postos de trabalho. A perspetiva é de que Portugal continue a crescer mais do que a média europeia, tendo em conta a sua atratividade em termos de qualidade e eficiência – Carlos Moreira
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