[weglot_switcher]

Confederação do Desporto conclui encontros com os partidos com assento parlamentar

Durante esta ronda de conversações, a CDP procurou sensibilizar os representantes dos partidos com assento na Assembleia da República para o papel crucial do Desporto como motor de coesão social, saúde pública e desenvolvimento económico em Portugal.
12 Novembro 2024, 17h12

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) concluiu esta semana uma série de encontros com os partidos com assento parlamentar, “onde foram abordados temas essenciais relacionados com o futuro do Desporto em Portugal, com especial enfoque na questão do financiamento de um setor fundamental ao nível sociocomunitário”.

Os partidos com assento parlamentar foram unânimes em reconhecer a importância do setor e manifestaram abertura para incluir as propostas da Confederação do Desporto de Portugal, e das federações desportivas, nas prioridades a serem discutidas para o Orçamento do Estado 2025, em sede especialidade.

A CDP acredita que estes encontros constituíram um passo positivo para a construção de um compromisso coletivo que responda às necessidades do setor, promovendo o crescimento, a estabilidade e a valorização do Desporto em Portugal.

Durante esta ronda de conversações, a CDP procurou sensibilizar os representantes dos partidos com assento na Assembleia da República para o papel crucial do Desporto como motor de coesão social, saúde pública e desenvolvimento económico em Portugal.

Estes encontros permitiram também à CDP apresentar as principais conclusões do estudo “O Valor do Desporto Português, o seu Financiamento (1996-2024) e o seu Futuro”, bem como as principais conclusões que resultaram da Cimeira dos Presidentes Federativos, realizada recentemente em Lisboa.

Nesse sentido, e tendo em conta o atual contexto de discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2025, foi abordada a necessidade urgente de assegurar um financiamento adequado e estável para o setor, reforçando o apoio às federações para o investimento no desenvolvimento desportivo, junto dos clubes, para a formação de atletas e para o incentivo à prática desportiva em todas as faixas etárias.

Entretanto, a Lusa noticiou que o PSD e o CDS-PP vão entregar no Parlamento uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025, que eleva para 54,5 milhões de euros a dotação da área do Desporto, corrigindo a verba inscrita pelo Governo.

A proposta de aditamento ao orçamento, que será entregue nos próximos dias, assinada pelos líderes parlamentares do PSD e do CDS-PP, Hugo Soares e Paulo Núncio, respetivamente, a que a agência Lusa teve acesso, estabelece no artigo 120-A que “no ano de 2025 o Governo assegura uma dotação total de 54,5 milhões de euros na área de atividade ‘Atividades relacionadas com o Desporto’”.

Ainda que economicamente rentável, a Confederação do Desporto de Portugal sublinha que o Desporto vai muito além do valor económico, “desempenhando um papel fundamental na promoção de uma sociedade mais saudável, inclusiva e resiliente”.

“Este valor social, que o estudo recentemente divulgado pela CDP evidenciou, demonstra a importância de políticas de financiamento que garantam o acesso universal e sustentável ao Desporto”, acrescenta.

Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, reitera “o compromisso inabalável da CDP com a defesa e a promoção do Desporto nacional” e garante que a instituição que lidera “continuará a trabalhar de forma colaborativa com os decisores políticos e demais parceiros sociais para assegurar que o Desporto seja uma prioridade estratégica no desenvolvimento do país”.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.