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Conheça algumas dicas para compras através das redes sociais

Nestas redes, muitos consumidores, a título particular, colocam produtos à venda, por vezes, a preços muito mais apelativos. Mas, nestes casos, a resolução de conflitos torna-se extremamente difícil, senão impossíveis, pois não são consideradas relações de consumo pela legislação.
20 Dezembro 2022, 07h45

A DECO alerta para os riscos da compra de artigos através das redes sociais, nomeadamente  em páginas do Facebook ou Instagram.

Nestas redes, muitos consumidores, a título particular, colocam produtos à venda, por vezes, a preços muito mais apelativos. Mas, nestes casos, a resolução de conflitos torna-se extremamente difícil, senão impossíveis, pois não são consideradas relações de consumo pela legislação.

São diversos os relatos de consumidores que já saíram lesados com este tipo de compra, ou porque o produto nunca chegou à sua casa ou porque não era o esperado e pretendem devolver, mas o vendedor recusa-se a aceitar essa devolução.

Por isso, a DECO deixa-lhe algumas dicas para comprar seguramente através da internet:

  1. Privilegie os sites identificados com https:// – são mais seguros
  2. Ao entrar na loja online, procure todos os contactos referentes a esse estabelecimento, como um endereço físico, telefone e endereço eletrónico, possibilitando assim um contacto no futuro caso seja necessário;
  3. Desconfie dos produtos que estão muito baratos e que normalmente se encontram a preços muito mais altos. Faça perguntas ao assistente virtual para tentar avaliar a oferta;
  4. Antes de finalizar a compra, verifique todos comentários e avaliações de outros consumidores na página;
  5. Opte pelas formas de pagamento mais seguras, como no ato de entrega, por transferência bancária. Fique com o comprovativo do pagamento;
  6. Saiba que se o vendedor for uma empresa oficial o consumidor dispõe de um prazo de 14 dias seguidos para desistir da encomenda;
  7. A encomenda está atrasada? Contacte o vendedor para perceber o motivo e agende um novo prazo, ou então peça para cancelar a compra e solicite o respetivo reembolso.

Caso tenha problemas neste procedimento, contacte a DECO.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube.

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