Conheça as vantagens de um ‘eco hotel’

Apenas a atribuição do mencionado Rótulo pela União Europeia permite ao alojamento definir-se como ecológico e sustentável, ou seja, é formalmente distinguido com esse rótulo, sendo muito mais do que um argumento de marketing. São realizadas a estes hotéis auditorias regulares de forma a garantir que os requisitos como amigos do meio ambiente existem efectivamente.

Vai de férias mas ainda não decidiu onde ficar? A questão ambiental é algo que influencia a sua escolha? Que tal um Eco Hotel? Conheça algumas razões para optar por alojamento desta categoria.

Primeiramente ao optar por um alojamento ecológico está a contribuir para diminuir a pegada ecológica e assim apoia o meio ambiente.

Importante também saber que esta escolha não significa necessariamente que o preço seja mais barato ou caro, com menos ou mais conforto que as restantes escolhas no mercado. É diferente, isso sim! Como curiosidade, informamos que os Eco hotéis são cada vez a escolha mais recorrente dos consumidores.

É a União Europeia quem atribui aos hotéis com opções sustentáveis o Rótulo Ecológico Europeu, referência que significa que cumprem os critérios de proteção do ambiente. Em Portugal, temos 7 hotéis com esta atribuição.

Apenas a atribuição do mencionado Rótulo pela União Europeia permite ao alojamento definir-se como ecológico e sustentável, ou seja, é formalmente distinguido com esse rótulo, sendo muito mais do que um argumento de marketing. São realizadas a estes hotéis auditorias regulares de forma a garantir que os requisitos como amigos do meio ambiente existem efectivamente.

É considerado um Eco Hotel pela União Europeia aqueles que conseguem reduzir as emissões de gases, tendo as seguintes características:

  • Utilizam fontes renováveis entre 50 a 100% da energia do hotel;

 

  • Os aparelhos são com eficiência energética, como por exemplo máquinas de lavar, ar condicionado, entre outros…;

 

  • Devem servir no mínimo, dois produtos alimentares locais e sazonais, pois consomem menos recursos;

 

  • Promovem a utilização de meios de transporte ecológicos.

 

  • Devem reduzir a produção de resíduos, tendo uma maior preocupação com o desperdício alimentar, cuidados acrescidos com os produtos de higiene pessoal e embalagens de plástico;

 

  • Utilizam menos substâncias tóxicas;

 

  • Reconhecem o uso eficiente de água, instalando equipamentos de irrigação eficientes, ao cuidar da piscina de forma sustentável, reutilizando a água da chuva, entre outras formas de diminuir o uso da água.

Portanto, ao decidir ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.

Contribua para um meio ambiente mais eficiente e denuncie, também, o plástico a mais.

Garanta a sua segurança, verifique antecipadamente quais as normas do hotel que está a escolher para as suas férias.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler mais
Recomendadas

Oferta de quartos para arrendar dispararam 228%. Lisboa e Porto com maior procura

A capital regista uma subida da procura de 61%, enquanto a cidade do Porto é a mais procurada por 16% da população que pretende arrendar quarto.

Taxa de juro no crédito à habitação cresceu 0,9% em agosto

Este aumento é superior em 1,7 pontos base (p.b.) ao registado no mês anterior. Já a prestação média manteve-se em 226 euros, enquanto o capital médio em dívida teve um crescimento de 114 euros, fixando-se agora nos 54.317 euros.

Como usar a aplicação “Calendário” do Windows 10 para organizar a sua vida

O Windows 10 tem uma aplicação de calendário completa e versátil. Veja como a configurar e utilizar.
Comentários