[weglot_switcher]

Conselho de Ministros aprova novo presidente da CMVM (com áudio)

Assim que a designação for publicada em Diário da República a CMVM muda de presidente.
  • O presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriel Rodrigo Ribeiro Tavares Bernardino, ouvido na comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República, em Lisboa, 19 de outubro de 2021. MIGUEL A. LOPES/LUSA
28 Outubro 2021, 14h19

Em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, o Governo aprovou Gabriel Bernardino para suceder a Gabriela Figueiredo Dias à frente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O mandato da atual presidente acabou em junho.

Gabriel Bernardino esteve 22 anos na autoridade de supervisão portuguesa dos seguros e 10 anos à frente da autoridade europeia dos seguros. Agora vai  liderar o supervisor  do mercado de capitais.

Depois da luz verde da Cresap, o organismo português que avalia os candidatos a cargos públicos, o Parlamento também deu um parecer positivo. Faltava apenas a aprovação em Conselho de Ministros o que ocorreu hoje. Um dia depois de o Governo ver a proposta de Orçamento do Estado para 2022 rejeitada pelo Parlamento, o que abre portas a eleições antecipadas.

“O Governo aprovou as seguintes designações de Gabriel Rodrigo Ribeiro Tavares Bernardino para presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e de Patrícia Alexandra Martinho Correia da Silva Gonçalves para o cargo de vogal do conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Assim que a designação for publicada em Diário da República a CMVM muda de presidente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.