Conselho de Ministros aprova novo presidente da CMVM (com áudio)

Assim que a designação for publicada em Diário da República a CMVM muda de presidente.

O presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriel Rodrigo Ribeiro Tavares Bernardino, ouvido na comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República, em Lisboa, 19 de outubro de 2021. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, o Governo aprovou Gabriel Bernardino para suceder a Gabriela Figueiredo Dias à frente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O mandato da atual presidente acabou em junho.

Gabriel Bernardino esteve 22 anos na autoridade de supervisão portuguesa dos seguros e 10 anos à frente da autoridade europeia dos seguros. Agora vai  liderar o supervisor  do mercado de capitais.

Depois da luz verde da Cresap, o organismo português que avalia os candidatos a cargos públicos, o Parlamento também deu um parecer positivo. Faltava apenas a aprovação em Conselho de Ministros o que ocorreu hoje. Um dia depois de o Governo ver a proposta de Orçamento do Estado para 2022 rejeitada pelo Parlamento, o que abre portas a eleições antecipadas.

“O Governo aprovou as seguintes designações de Gabriel Rodrigo Ribeiro Tavares Bernardino para presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e de Patrícia Alexandra Martinho Correia da Silva Gonçalves para o cargo de vogal do conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Assim que a designação for publicada em Diário da República a CMVM muda de presidente.

Relacionadas

Presidente indigitado da CMVM defende aproximação aos criptoativos

“A crescente digitalização da sociedade conduz à emergência de uma nova geração de investidores mais evoluídos digitalmente e mais aberto ao risco”, por isso, a CMVM “deve interagir com estes investidores que utilizam preferencialmente plataformas digitais e recolhem informação na internet e redes sociais”, disse Gabriel Bernardino.
Recomendadas

Eila Kreivi: “Já não é possível alterar a direção do comboio [do investimento sustentável]”

Em entrevista ao Jornal Económico, a diretora do Departamento de Mercados de Capitais do Banco Europeu de Investimentos, reconhecida como a “mãe das obrigações verdes”, considera que a relação entre o sistema financeiro e a sustentabilidade deverá estreitar-se e que isso terá reflexos no mercado.

Sector tecnológico castiga Wall Street numa semana vermelha

A semana terminou com perdas, depois da descoberta da variante Ómicron ter causado preocupações nos investidores. Sectores como o tecnológico e o das viagens foram os mais castigados num dia em que títulos pró-cíclicos, como a banca, também não escaparam às perdas.

PSI-20 ao nível pré-pandémico em novembro próximo dos 5.500 pontos

No final de novembro de 2021, o PSI 20 atingiu o valor de 5.433,1 representando uma diminuição mensal de -5,2% invertendo a trajetória positiva iniciada no mês de agosto.
Comentários