[weglot_switcher]

Conservadores de Boris Johnson terão maioria no parlamento, conclui sondagem

O estudo de opinião da YouGov aponta para que o partido ganhe 359 dos 650 lugares no parlamento britânico – o melhor resultado em mais de 30 anos.
28 Novembro 2019, 10h13

O Partido Conservador britânico, liderado por Boris Johnson, deverá conquistar a sua maior representação parlamentar em mais de três décadas, de acordo com a sondagem da YouGov. O estudo de opinião mais aguardado da campanha eleitoral do Reino Unido prevê que os conservadores ganhem 359 dos 650 lugares no parlamento, conquistando, assim, a maioria.

Se as eleições que se realizam no próximo dia 12 de dezembro fossem hoje o Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, ganharia 211 lugares (menos 51). Já os Liberais democratas ficariam com 13 deputados, enquanto o Partido Nacional Escocês conquistaria 43 cadeiras, segundo este inquérito.

“Tal como esperado, a principal coisa que decide em que medida cada uma desses lugares se está a movimentar contra o Partido Trabalhista é como é que foi o voto no referendo da União Europeia. Isso está a permitir que os Conservadores façam uma reviravolta com maiorias bastante substanciais”, explicou Chris Curtis, gestora de sondagem política do YouGov.

A potencial maioria dos ‘Tories’ em mais de 30 anos permitiria que Boris Johnson cumprisse a sua promessa de conseguir o acordo sobre o Brexit no parlamento até ao dia 31 de janeiro de 2020, bem como dar-lhe maior liberdade para assumir compromissos nas negociações subsequentes com a União Europeia, após o divórcio entre Londres e Bruxelas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/reino-unido-conservadores-temem-sondagens-enganosas-519151

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.