[weglot_switcher]

Consola Switch rende 63 mil milhões à Nintendo desde 2017

Por ser portátil e também ter a possibilidade de ser conectada à televisão, a Switch quer competir com os grandes nomes das consolas, como a Playstation e a Xbox.
12 Abril 2023, 12h18

A consola Switch rendeu perto de 63 mil milhões de dólares à Nintendo desde o seu lançamento em 2017. Depois de vários anos sem novidades, a Switch tem sido um sucesso gigante para a empresa japonesa de jogos e tem feito com que a Nintendo aumentasse consideravelmente as vendas.

De acordo com a SportsLens.com, as vendas da empresa japonesa mais do que duplicaram desde março de 2017, quando a consola saiu para os mercados. Ao ver as vendas crescerem, a Nintendo conseguiu respirar de alívio, especialmente depois do Wii U, antecessor da atual consola, ter sido um fracasso de vendas.

Por ser portátil e também ter a possibilidade de ser conectada à televisão, a Switch quer competir com os grandes nomes das consolas, como a Playstation e a Xbox. Com a hipótese de ter duas consolas numa só, a popularidade da mesma começou a crescer exponencialmente junto da comunidade dos jogos.

Só em 2017, ano de lançamento da consola, as vendas líquidas da empresa totalizaram 4,36 mil milhões de dólares e atingiram 12,1 mil milhões de dólares em 2020. Com a pandemia a atacar nesse mesmo ano e com o leque de opções a esgotar-se, a Nintendo Switch bateu o recorde de vendas em 2021, atingindo quase 16 mil milhões de dólares em vendas líquidas, mais 32% que no ano anterior.

Em 2022, as vendas caíram para 14 mil milhões de dólares, mas ainda assim representaram um aumento de 40% face aos valores registados em 2018.

A SportsLens.com nota que as vendas da Switch representam mais de dois terços da receita anual da Nintendo, depois da gigante ter faturado 10,6 mil milhões de dólares unicamente com a consola.

A maior parte das vendas proveio das Américas, sendo este o maior mercado da Nintendo. Atualmente, a Nintendo é a empresa jogos mais conhecida nos Estados Unidos, situando-se à frente da Electronic Arts e Activision Blizzard.

Enquanto a Nintendo arrecadou 22,5 mil milhões de dólares nas Américas entre 2018 e 2022, o mercado europeu rendeu 13,2 mil milhões de dólares e o mercado japonês um total de 11,8 mil milhões de dólares nos últimos cinco anos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.