[weglot_switcher]

Consórcio luso-germânico fecha contrato de 200 milhões com República dos Camarões

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) e a alemã Augentic GmbH foi a proposta escolhida para apoiar a República dos Camarões na modernização do passaporte biométrico e do seu processo de emissão.
28 Setembro 2020, 09h38

O consórcio entre a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) e a empresa alemã Augentic GmbH foi o escolhido  para apoiar a República dos Camarões na modernização do passaporte biométrico e do seu processo de emissão. Este contrato foi assinado no passado dia 17 de setembro, em Yaoundé entre Martin Mbarga Nguele, o Delegado Geral para a Segurança Nacional, e Labinot Carreti, CEO da Augentic e, em representação do consórcio, com a INCM, é válido para os próximos 10 anos e tem um valor de 200 milhões de euros, informa a INCM em comunicado esta segunda-feira, 28 de setembro.

Este projeto engloba três fases: na primeira vai será criada toda a infraestrutura de emissão dos novos passaportes, com um centro de registo e personalização e um data center de ultima geração, em Yaoundé, um moderno centro de registo de cidadãos em Douala, a renovação ou construção de oito outros centros regionais e ainda diversos postos nas principais embaixadas e consulados em todo o mundo.

Na segunda fase vão ser criados novos postos de trabalho na área da alta tecnologia, sendo também estabelecido um sistema logístico otimizado para permitir a emissão dos passaportes biométricos no País em menos de 48 horas.Na última fase será realizada a transferência de toda a solução para as autoridades nacionais completando assim este projeto estruturante de capacitação nacional.

Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, sublinha que “este contrato representa, para a INCM, um passo relevante na exportação de bens e tecnologia de ponta, correspondendo por si só a um aumento de 5% do volume anual de vendas. Portugal foi pioneiro neste produto quando, em 2006, foi um dos primeiros países do mundo a implementar o passaporte biométrico, uma das mais emblemáticas medidas Simplex dessa altura. Colocar este “arsenal” ao serviço de outros países, como a República dos Camarões, é não só um motivo de orgulho como uma missão desta instituição”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.