Os consumidores portugueses acreditam que a inteligência artificial substituirá os condutores de carros humanos no futuro, refere a Consumer Choice que traça o perfil do mercado automóvel no futuro.
Um estudo feito pela Escolha do Consumidor revelou as preferências e tendências dos consumidores no setor automóvel e a crescente preocupação com a sustentabilidade.
Esta pesquisa revelou que 35,6% dos consumidores portugueses acreditam que a inteligência artificial substituirá os condutores humanos no futuro. Mas, “quando se trata de veículos autónomos, 26,7% têm uma opinião muito negativa, enquanto apenas 4,4% expressam uma opinião muito positiva”.
Os consumidores consideram que em 2043 a utilização do carro mediante o pagamento mensal fixo, durante um período pré-estabelecido será comum (22,5%) assim como algoritmos e inteligência artificial que escolherão o modelo de automóvel mais adequado para cada cliente (18,8%).
Além disso, espera-se que a venda de carros seja feita online (16,3%) e inclua experiências virtuais, como showrooms online e realidade aumentada (13,75%). A personalização de carros (11,3%) também é vista como uma tendência.
Daqui a 20 anos, os consumidores acreditam que os veículos elétricos ou movidos a energia renovável (43,4%) serão predominantes, assim como a condução autónoma (16,8%).
Relativamente à composição dos automóveis, os inquiridos creem que os carros serão mais leves e compactos (10,8%) e que as estradas inteligentes irão no futuro conectar-se com os veículos (10,8%).
Neste estudo, os consumidores destacaram a sustentabilidade como a principal vantagem dos veículos elétricos (32,1%), seguida da poupança a longo prazo (29,6%) e os baixos custos de manutenção (17,3%).
Para veículos a gasolina/gasóleo, uma ampla rede de abastecimento (28,7%) e tempos de “recarga” mais rápidos (26,4%) foram apontados como vantagens significativas.
Os inquiridos reforçam ainda que as marcas automobilísticas deveriam focar-se na sustentabilidade (32,7%) e na segurança (31,9%) dos seus produtos.
Em relação à propriedade de veículos, 77,8% dos inquiridos afirmam possuir um carro próprio.
Entre estes entrevistados, 51,4% têm veículos a diesel, enquanto 42,9% têm veículos a gasolina.
Destes apenas 5,7% têm veículos elétricos. Além disso, 65,7% dos proprietários de carros pretendem trocar os seus veículos no futuro, com 43,5% a optar por veículos elétricos, 30,4% por automóveis híbridos e 26% por carros a gasolina ou diesel.
Já dos consumidores que não têm carro, 80% têm planos de adquirir um carro num futuro próximo, com preferências, 37,5% para veículos elétricos, 25% para veículos a gasolina e outros 25% para automóveis a diesel. Apenas 12,5% pensam em adquirir um carro híbrido.
A Consumer Choice diz ainda que quando se trata da alternativa mais adequada, 42,2% dos inquiridos não têm a certeza, 31,1% consideram veículos elétricos a melhor escolha, enquanto 26,7% discordam.
Dos que não consideram carros elétricos a melhor opção, 53,6% acreditam que veículos movidos a hidrogénio são a melhor alternativa, seguidos por veículos híbridos (23,1%) e automóveis compartilhados (15,4%).
“Com uma base de dados diversificada, as conclusões refletem as opiniões abrangendo diversas faixas etárias e áreas geográficas de Portugal”, garante a organização.
Este questionário foi aplicado entre 09 a 12 de outubro de 2023 e respondido por um universo de 1.142 consumidores, 64% do sexo feminino e 36% do sexo masculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: 36% têm entre 18 a 25 anos, 22% entre 26 a 34 anos, 27% entre 35 a 44 anos, 4% entre 45 e 54 anos e 11% com idade superior a 54 anos. 60% destes consumidores estão localizados na zona da Grande Lisboa, 18% na zona Centro, 13% na zona do Grande Porto e zona Norte e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.
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