[weglot_switcher]

Consumidores e empresas alemãs prolongam crise de confiança

Alemanha : As dificuldades do motor industrial alemão não dão sinais de inversão, com a confiança dos consumidores a melhorar menos do que o esperado e as empresas pressionadas pelo cenário económico atual.
27 Setembro 2024, 20h45

Novos dados, nova desilusão – este foi o tom da economia alemã na última semana, uma tendência que se tem vindo a verificar com mais ou menos intensidade nos últimos meses e agrava a possibilidade de nova recessão técnica. A confiança dos empresários está a cair, a dos consumidores recuperou menos do que se esperava e as perspetivas empresariais voltaram a deteriorar-se, apontando para nova quebra da atividade no final do terceiro trimestre com poucos sinais de inversão até final do ano.

A economia alemã continua a desiludir, com o índice de confiança dos consumidores da GfK a revelar uma ligeira subida abaixo do esperado na mais recente leitura de indicadores de mercado. O índice até subiu de -21,9 em setembro (valor revisto em alta) para -21,2 em outubro, mas as expectativas económicas pioraram pelo segundo mês seguido e, com 0,7 pontos, aproximam-se novamente da estagnação.

Rolf Bürkl, analista de padrões de consumo no Instituto de Nuremberga sobre Decisões de Mercado (NIM), considera que “esta melhoria ligeira na confiança dos consumidores pode ser interpretada como uma estabilização num nível mais baixo, […] e não como uma verdadeira recuperação”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.