[weglot_switcher]

Consumo sobe em junho no Reino Unido, apesar da alta inflação

Durante o mês de maio, as famílias gastaram menos nos retalhistas de produtos alimentares, possivelmente porque  foram mais a restaurantes devido a um feriado suplementar para assinalar a coroação do Rei Carlos.
Rei Carlos III
epa10611585 Britain’s King Charles III and the Queen Consort Camilla leave Buckingham Palace to Westminster Abbey for their Coronation ceremony in London, Britain, 06 May 2023. The King’s Procession in the Diamond Jubilee State coach is accompanied by The Sovereign’s Escort of the Household Cavalry. EPA/Neil Hall
21 Julho 2023, 11h11

Os consumidores do Reino Unido desafiam alta da inflação e compram mais em Junho. A Reuters avança que as vendas a retalho no Reino Unido cresceram mais rapidamente do que o previsto em Junho, apesar da persistência de uma inflação elevada, graças a um tempo invulgarmente quente e a uma recuperação das vendas de produtos alimentares, depois de a coroação do Rei Carlos ter perturbado as despesas em maio. A Reuters cita dados oficiais na sexta-feira.

Embora a inflação de quase 8% –  a mais elevada de qualquer grande economia – continue a ser um desafio para muitas famílias, alguns economistas afirmam que a descida dos preços da energia a partir de 1 de julho dará aos consumidores mais rendimento disponível.

O volume de vendas em junho foi 0,7% superior ao de maio, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o que traduz um aumento superior aos 0,2% previstos pelos economistas numa sondagem da Reuters.

Em comparação com o ano anterior, as vendas foram inferiores em 1,0%, superando as previsões de um declínio de 1,5%.

Para além da recuperação das vendas de produtos alimentares, os grandes armazéns e as lojas de mobiliário também registaram um mês forte, segundo o o instituto de estatísticas inglês.

Durante o mês de maio, as famílias gastaram menos nos retalhistas de produtos alimentares, possivelmente porque  foram mais a restaurantes devido a um feriado suplementar para assinalar a coroação do Rei Carlos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.