A Black Friday voltou a impulsionar as vendas de tecnologia e bens duráveis em Portugal. Segundo a análise da GfK Portugal o mercado cresceu 71% na semana da Black Friday.
Apesar deste crescimento, estes valores revelam um abrandamento face ao mesmo período de 2024, com uma variação negativa de 3%, depois de três anos consecutivos com crescimento.
Este desempenho acontece numa altura em que vários consumidores enfrentam orçamentos mais apertados, onde o poder de compra continua abaixo da média europeia e o custo de vida continua elevado. Contudo, o retalho em Portugal tem mostrado resiliência e apresenta níveis de despesa superiores à média europeia em vários segmentos.
“A Black Friday continua a assumir um papel determinante na dinâmica do retalho tecnológico em Portugal. Num contexto económico exigente, os consumidores portugueses demonstram uma grande capacidade de planear e otimizar as suas decisões de compra. Este período tornou-se essencial para equilibrar o orçamento familiar antes do Natal e já se encontra profundamente enraizado nos hábitos de consumo nacionais”, afirma António Salvador, diretor-geral da GfK Portugal.
O canal online foi reforçado nesta Black Friday, tendo representado 31% das vendas, acima dos 28% registados na semana anterior. Já as lojas físicas, mantiveram a maioria das transações.
A categoria de computadores fixos cresceu 17% em comparação com o ano passado, seguida das máquinas de lavar roupa, com um aumento de 8%. Os e-boards subiram 6%, já as câmaras digitais e as tv’s avançaram 2%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com