[weglot_switcher]

Contadores inteligentes Siemens e Landis+Gyr prometem revolucionar faturação

A Siemens Portugal e a Landis+Gyr juntaram-se para fornecer à EDP Distribuição Energy Boxes, que serão instalados, em 2017 e 2018, nas residências dos consumidores finais portugueses.
28 Junho 2017, 12h32

Esta solução integra o universo InovGrid, iniciativa da EDP Distribuição, que visa dotar a rede elétrica de equipamentos inteligentes capazes de automatizar a gestão da energia, melhorando a qualidade do serviço e a informação disponibilizada aos consumidores, diminuindo os custos, e aumentando a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental.

Para este projeto, a EDP Distribuição optou pelos contadores inteligentes PRIME da Landis+Gyr, que irão interagir com o sistema Energy IP da Siemens. Este software recolhe, processa e analisa os dados fornecidos pelos contadores, transformando-os em informação relevante que a EDP poderá utilizar para prever consumos, definir novas estratégias de negócio e modelos de faturação ou disponibilizar novos serviços aos seus clientes, entre outros.

Segundo elucida Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management da Siemens em Portugal, em comunicado, para o sucesso deste projeto “foi fundamental a parceria de longa data que a Siemens tem com a EDP, no âmbito da qual já foram desenvolvidos vários projetos”. Sobre a outra parceria envolvida, a que estabeleceram com a Landis+Gyr, o responsável acrescenta que representa “mais um passo no caminho da digitalização da rede, assegurando a alimentação do sistema Energy IP com dados de consumo fiáveis e quase em tempo real, o que permite estabelecer mecânismos de otimização da gestão da rede, bem como garantir um maior valor no serviço prestado aos consumidores finais”.

A nível mundial, a Siemens já interligou mais de 70 milhões de contadores, de diferentes marcas. A informação gerada por estes equipamentos, depois de analisada, tem permitido otimizar e melhorar as redes de energia, enquanto ajuda os clientes da empresa a dar resposta aos desafios que o setor enfrenta atualmente, muitos deles provenientes da integração de renováveis.

Impprta ainda reter que este projeto está em linha com a iniciativa da União Europeia, que prevê que, até 2020, 80% dos contadores tradicionais sejam substituídos por equipamentos inteligentes. A aposta nestes aparelhos, bem como nas redes elétricas inteligentes, pode reduzir as emissões de CO2 na UE em até 9%, bem como os consumos domésticos anuais de energia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.