António Vitorino afirmou esta terça-feira- estar “à beira de tomar uma decisão” sobre se avança para uma candidatura às presidenciais de 2026. “Não quero criar nenhum suspense. Estive a ponderar. Estou à beira de tomar uma decisão. O que for soará”, disse aos jornalistas, na Faculdade de Direito, em Lisboa, onde garante ter ido falar de migrações “em geral”. “Não tem nada a ver com migrações para Belém”, ironizou o socialista.
Perante a insistência dos jornalistas sobre quando revelará a decisão, Vitorino disse não “ter preocupação nenhuma de criar instabilidade”: “Tenho o meu próprio processo de decisão, peço que o respeitem”, atirou.
O ex-comissário europeu é um dos nomes da ala do Partido Socialista (PS) que poderá avançar para uma candidatura a Belém. Mais ou menos na mesma situação está António José Seguro. O antigo secretário-geral do PS tem demonstrado querer entrar na corrida, em diversas ocasiões e tem já o apoio declarado de João Soares, ex-ministro da Cultura.
No último fim de semana, Seguro participou num debate organizado pela SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social), ocasião em que considerou um “atropelo à Constituição” a ideia lançada pelo almirante Gouveia e Melo de demissão dos governos por incumprimento de promessas eleitorais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com