[weglot_switcher]

Corticeira Amorim chega a acordo para comprar 55% do grupo VMD por 12 milhões

A Corticeira Amorim comprou 55% do capital do grupo VMD, que tem sede na Suíça, por 11,6 milhões de francos suíços (cerca de 12,1 milhões de euros), foi hoje comunicado ao mercado.
30 Agosto 2023, 17h42

A Corticeira Amorim comprou 55% do capital do grupo VMD, que tem sede na Suíça, por 11,6 milhões de francos suíços (cerca de 12,1 milhões de euros).

Corticeira Amorim prepara novos investimentos este ano nas Herdades de Rio Frio e Baliza

“A Corticeira Amorim, por intermédio da sua filial Amorim Cork celebrou um acordo para a aquisição de 55% do capital social da VMD Group (Grupo VMD), com sede em Pully, Suíça, no montante de 11,6 milhões de francos suíços (12,1 milhões de euros). A execução da operação está ainda sujeita ao cumprimento de determinadas condições pelas partes, que serão cumpridas num futuro próximo”, foi hoje comunicado ao mercado.

A operação insere-se no âmbito de uma parceria. A Corticeira Amorim e a família Druz, líder na Suíça no setor de produtos enológicos e de bouchage, celebraram nesta quarta-feira uma parceria.

“Com esta operação, a Corticeira Amorim adquire uma participação significativa num grupo familiar que detém marcas reconhecidas pela sua qualidade, uma vasta gama de produtos e uma relação privilegiada com uma sólida base de cliente, o que lhe permitirá reforçar a sua presença na Suíça”, lê-se no comunicado.

O Grupo VMD, controlado por Vanessa Druz, produz e comercializa rolhas e cápsulas, produtos enológicos, barricas e equipamentos para adegas.

“O Grupo VMD através das suas 3 filiais – a Chaillot Bouchons, com sede em Saint-Prex, na Suíça, com duas sucursais em Mendrisio e Sion, a Suboeno, com sede em Saint-Prex, na Suíça, e a PM Œnologie Consulting Sàrl, com sede em St-Léonard, na Suíça – desenvolve a sua atividade nas áreas da produção e comercialização de rolhas, cápsulas, produtos enológicos, barricas e equipamentos para adegas no setor vitivinícola, contando com uma equipa de 34 colaboradores. Durante o exercício social de 2022, o Grupo VMD apresentou um volume de negócios consolidado de 19,8 milhões de francos suíços”, refere a Corticeira na nota enviada às redações.

O Grupo controlado por Vanessa Druz representa a quarta geração da empresa familiar, originalmente fundada em Genebra no final do século XIX.

O grupo Amorim diz que “na década de 1980, a Chaillot mudou-se para Allaman, no cantão de Vaud, antes de se instalar finalmente em 2004 na zona industrial de Glapin, em Saint-Prex, onde se encontra atualmente o local de produção do grupo.”

“Em finais dos anos 70, a avó de Vanessa Druz confiou a direção da Chaillot Bouchons ao seu filho, Marc-Antoine Druz, pai de Vanessa Druz, com quem Vanessa Druz adquiriu os conhecimentos necessários que lhe permitiram dar continuidade ao desenvolvimento do grupo”, descreve a Corticeira liderada por António Rio Amorim.

“Esta estratégia permite ao grupo, enquanto líder no mercado suíço, destacar-se pela excelência dos seus produtos e pelo seu conhecimento especializado na área do enrolhamento e da distribuição de produtos enológicos e de barricas, garantindo um serviço de proximidade com os seus clientes”, revela a empresa.

Esta parceria permite ao grupo associar-se ao maior produtor de cortiça do mundo. “Com o mesmo espírito que o tornou numa referência na Suíça, o grupo preservará a sua identidade, as suas marcas, a sua autonomia e a sua gestão”, avança o comunicado.

Com esta operação, a Corticeira Amorim diz que “adquire uma participação significativa num grupo familiar que detém marcas reconhecidas pela sua qualidade, uma vasta gama de produtos e uma relação privilegiada com uma sólida base de clientes, o que lhe permitirá reforçar a sua presença na Suíça”.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Corticeira Amorim desceram 0,60% para 10,00 euros.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.