[weglot_switcher]

Costa diz que certificado de vacinação deve ser “homogéneo” e “aprovado tão rapidamente quanto possível”

O primeiro-ministro disse que “é essencial que asseguremos uma forma de que a liberdade de circulação dentro da União seja fluída”, depois da presidente da Comissão Europeia ter saudado a proposta do primeiro-ministro grego de um certificado de vacinação mutuamente reconhecido.
15 Janeiro 2021, 15h38

O primeiro-ministro, António Costa, exortou a uma homogeneidade de um certificado de vacinação a nível da União Europeia, apelando a uma rápida aprovação.

“O certificado de vacinação deveria ser homogéneo e aprovado tão rapidamente quanto possível”, disse esta sexta-feira em conferência de imprensa em Lisboa, após uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O chefe do Executivo português sublinhou que “é essencial que asseguremos uma forma de que a liberdade de circulação dentro da União seja fluída e que nenhum país tenha que fechar fronteiras”.

Recordando que existem países como Portugal e a Grécia para os quais a atividade turística é “fundamental”, realçou que é essencial “quando chegarmos ao próximo verão todos se sintam seguros para vir a Portugal e à Grécia”.

Questionada sobre a possibilidade de um certificado de vacinação mutuamente reconhecido a presidente da Comissão Europeia disse que “saúda a iniciativa do primeiro-ministro grego [Kyriakos Mitsotakis]”.

Já em entrevista à agência Lusa e outros meios de comunicação social portugueses em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia tinha transmitido a mesma posição depois do primeiro-ministro grego ter defendido que, ainda que não deseje tornar a vacina “obrigatória ou um pré-requisito para viajar”, este certificado permitiria que “as pessoas que já foram vacinadas possam viajar livremente”.

A presidente da Comissão Europeia e oito membros do Colégio de Comissários da União Europeia estão esta sexta-feira em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Os responsáveis de Bruxelas têm na agenda um conjunto de reuniões sobre o programa e as prioridades da presidência, que arrancou no dia 1 de janeiro e se prolonga até junho.

Além de Ursula von der Leyen, participam nestes encontros os vice-presidentes executivos Frans Timmermans, Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, o alto representante e vice-presidente Josep Borrell Fontelles, os vice-presidentes Maroš Šefčovič e Margaritis Schinas e os comissários Nicolas Schmit e Elisa Ferreira.

A presidente da Comissão Europeia vai reunir ainda esta tarde por videoconferência com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, tendo ainda um previsto uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.