A COTEC Portugal, o World Trade Center Lisboa e o Santander anunciaram a 2ª edição do Prémio Inovação na Internacionalização, que distingue empresas nacionais com estratégias inovadoras para a internacionalização. As candidaturas estão abertas até 15 de maio.
O Prémio irá reconhecer empresas em três categorias de dimensão (pequena, média e midcap) e pela geografia predominante das suas exportações (Europa ou Global), ajustando a avaliação à maturidade do processo de internacionalização de cada empresa.
O processo de candidatura é simples e a seleção é baseada em critérios quantitativos, como taxa de crescimento internacional, intensidade das exportações, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, proteção da propriedade intelectual e perfil de sustentabilidade. As empresas finalistas passarão por uma fase de entrevista.
Este ano, o Santander junta-se como novo parceiro estratégico, reforçando a ambição da iniciativa. O banco irá oferecer aos finalistas o apoio de uma equipa de especialistas presentes em 15 geografias, facilitando o acesso a conhecimento sobre os mercados para onde pretendem expandir-se.
Após o sucesso da primeira edição, que premiou empresas como Somengil, Tecnocanto, Triangle’s e Mecalbi, e a grande vencedora Colquímica Adhesives, esta nova edição será oficialmente lançada este mês no Porto e em Lisboa. Serão realizadas sessões públicas para apresentar e explorar casos de estudo de vencedores e finalistas anteriores nas escolas de negócios Católica Business School, Porto Business School e NOVA IMS. Esta parceria sublinha a importância da disseminação de boas práticas de gestão e do ‘peer-learning’ na preparação de líderes empresariais.
Os vencedores contarão também com o apoio do World Trade Center Lisboa, que disponibiliza serviços e uma rede mundial através da WTC Association, em colaboração com a COTEC Portugal e o Santander, para apoiar os planos de internacionalização das empresas finalistas.
Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal, destacou que o sucesso da primeira edição demonstrou a relevância do prémio em reconhecer as estratégias de expansão internacional de diversas empresas. Luciano Montenegro de Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, enfatizou o papel do prémio na desmistificação da internacionalização para pequenas e médias empresas. Amílcar Lourenço, administrador executivo do Santander Portugal, realçou a importância da iniciativa para ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas e a expandirem-se internacionalmente.
As candidaturas para a 2ª edição do Prémio Inovação na Internacionalização podem ser submetidas através da página oficial da iniciativa até 15 de maio. O júri do prémio é composto por representantes de diversas entidades e áreas de especialização.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com