[weglot_switcher]

Covid-19: CGTP denuncia ‘despedimentos ilegais’ nos cruzeiros da Douro Scenic

Empresa australiana já comunicou o despedimento a 86 dos seus 160 trabalhadores. Sindicato da CGTP vai denunciar o assunto à ACT – Autoridade das Condições de Trabalho.
26 Março 2020, 14h04

A Fectrans – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, pertencente à CGTP, está a denunciar o ‘despedimento ilegal’ de trabalhadores de uma empresa de cruzeiros fluviais no Douro.

“A Douro Scenic – Luxury Cruises & Tours, uma empresa australiana, tem em marcha um despedimento que não é coletivo, é ilegal, dos seus trabalhadores. Até ao momento, já temos conhecimento de 86 trabalhadores da empresa que já foram contactados para rescindirem os seus contratos”, revelou Paulo Lopes, do secretariado da Fectrans e coordenador do SIMAMEVIP – Sindicatos dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca.

A Douro Scenic tem cerca de 160 trabalhadores. O facto de já ter comunicado o despedimento a 86 deles, mais de metade, indicia, segundo a opinião de Paulo Lopes, que os responsáveis da empresa, em vez de recorrerem às ajudas estarias, pretendem encerrar a atividade”.

“Neste momento, estamos a organizar os trabalhadores e a aconselhá-los. Estamos a preparar um processo para entregar à ACT – Autoridade das Condições de Trabalho, que vai ter de intervir neste processo de despedimento ilegal”, revela Paulo Lopes, em declarações ao Jornal Económico.

Num comunicado, a Fectrans acusa a administração da Douro Scenic de se ‘esquecer’ de que mesmo em Estado de Emergência, “tem de respeitar a lei e está a tratar este assunto por SMS, telefone ou ‘email'”, a crescentando que o sindicato da Fectrans – o referido SIMAMEVIP – “está a intervir na defesa dos trabalhadores confrontados com o despedimento colectivo, porque quando as dificuldades aparecem os trabalhadores são, quase sempre, ‘carne para canhão’, pelo o que importa é garantir os interesses patronais”.

A Douro Scenic é representada em Portugal pela empresa Waratah Unipessoal, Lda.

Funciona há cerca de quatro anos no setor dos cruzeiros fluviais no Douro e neste momento opera com dois navios neste rio: o Scenic Azure e o Emerald Radiance.

A empresa de origem australiana opera cruzeiros fluviais noutras regiões da Europa, como a Rússia e a Europa Central.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.