[weglot_switcher]

Covid-19: Contrato assinado agora prevê que concerto possa realizar-se no final de 2022

Atuação de Richie Campbell nas Festas da Vila de Mértola foi assinado entre a autarquia alentejana e a agência do músico português a 19 de junho. No entanto, a Covid-19 leva a que o concerto fique marcado para 25 de junho de 2021 e à previsão de um prazo longo se continuar a haver restrições à realização de espetáculos nessa altura.
  • Richie Campbell
29 Junho 2020, 08h10

Um contrato assinado a 19 de junho pela Câmara de Mértola para a realização de um concerto do músico português Richie Campbell nas Festas da Vila de 2020 poderá vir a realizar-se no final de 2022, pois o documento não só prevê o adiamento para o ano seguinte devido à pandemia de Covid-19 como estipula um período de 18 meses para a recalendarização do espetáculo se por razões de saúde pública não puder decorrer um ano após a data inicialmente acordada com a autarquia alentejana.

O contrato entre a Câmara de Mértola e a Bridgetown Talent Agency, que agencia Richie Campbell e diversos outros artistas nacionais, envolve o pagamento de 25 mil euros pelo espetáculo de música ao vivo, de entrada livre, que deveria realizar-se a 19 de junho. No entanto, as medidas excecionais e temporárias de resposta à Covid-19 justificaram o seu reagendamento para a noite de 25 de junho de 2021, enquadrando-se na edição do próximo ano das Festas da Vila. E caso não venha a suceder no prazo de um ano após a data inicialmente prevista, será promovido o seu reagendamento “até ao prazo de 18 meses após a cessação das medidas de proibição ou limitação de realização de espetáculos”.

Apesar dessa extrema cautela quanto à duração das medidas de resposta à pandemia, o contrato prevê que metade dos 25 mil euros (acrescidos de IVA) devidos pelo concerto sejam pagos ainda durante o ano de 2020, ficando a outra metade para o dia em que Richie Campbell atuar em Mértola.

A pandemia de Covid-19 tem prejudicado gravemente a comunidade artística, e em particular os músicos, que têm grande parte do rendimento assegurado por concertos contratados por municípios. Consultando o portal de contratação pública BASE, verifica-se que a Bridgetown Talent Agency só tem dois contratos assinados em 2020, enquanto em 2019 celebrou 12, sete dos quais durante o primeiro semestre desse ano.

A crise atinge outras empresas de agenciamento de artistas, incluindo a Ruela Music Management, cujo último contrato público tem data de 11 de março – um concerto da fadista Carminho em Bragança -, registando apenas seis concertos este ano, o que se compara com os 58 realizados em 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.