[weglot_switcher]

Covid-19. Instituto do Sangue pede aos portugueses para realizarem mais doações

O Instituto do Sangue criou um plano de contingência que visa manter a segurança dos dadores durante a crise de coronavírus.
16 Março 2020, 09h22

O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) apela às doações de sangue e recorda que os hospitais com serviços de colheita devem continuar a colher sangue para a transfusão.

“As dádivas são  especialmente necessárias num período  em que se está a verificar uma diminuição do número de dadores”, disse o IPST em resposta às questões colocadas pelo Jornal Económico.

As sessões de colheita realizadas em Unidade Móvel foram encerradas por não permitirem respeitar as condições de distanciamento, tendo em conta que o espaço é pequeno.

“Todos os potenciais dadores vão ser convidados a dirigir-se a outras sessões de colheita próximas ou a realizar agendamento prévio para a dádiva de sangue nos postos fixos de colheita, preferencialmente com hora marcada”, explica o Conselho Executivo do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

“No dia 12 de março, foram canceladas oito sessões de colheita a pedido dos organizadores locais, nomeadamente, em escolas, empresas e feiras, tendo- se verificado uma na região de Coimbra, três na região de Lisboa e quatro na região do Porto, com uma previsão de 351 dadores”, revela O IPST.

O IPST elaborou ainda um plano de contingência para o fornecimento de sangue e componentes sanguíneos que consiste em preencher o habitual questionário, feito aos dadores na triagem, e criou “um reforço  na pesquisa de antecedentes pessoais do dador, nas questões relacionadas com as viagens a áreas ou regiões com surto ou transmissão comunitária ativa”, afirma o IPST.

“Haverá um adiamento das dádivas de dadores de sangue por 28 dias, após possível exposição ou contato com caso confirmado de COVID-19 ou após viagem para áreas ou regiões com transmissão comunitária ativa. As  dádivas de dadores com casos confirmados de SARS-CoV-2 serão adiadas por 28 dias, após a resolução dos sintomas e a conclusão do tratamento, entre outras medidas previstas”, completa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.