No âmbito do plano de contingência para fazer face ao impacto do coronavírus, o Metropolitano de Lisboa (ML) decidiu entrar na segunda fase das medidas de prevenção definidas.
De acordo com um comunicado a que o Jornal Económico teve acesso, “o Metropolitano de Lisboa encontra-se preparado para dar cumprimento ao seu plano de contingência para combate à pandemia de Covid-19, no estrito cumprimento das instruções recebidas da Direção-Geral de Saúde (DGS)”.
“O Metropolitano de Lisboa, no âmbito das ações definidas no seu plano de contingência, adotou já um conjunto de medidas de prevenção e de higienização para proteção dos seus colaboradores e clientes, salientando-se as seguintes ações, que se enquadram na fase de prevenção da pandemia: a nível dos colaboradores, constituição de um grupo de trabalho de acompanhamento permanente constituído por representantes das áreas operacionais num total de dez representantes; troca de informações com empresas congéneres para recolha das melhores práticas nesta matéria; cancelamento das viagens profissionais e de todas as participações ao estrangeiro, previstas realizar durante o mês de março, continuando a monitorizar-se a evolução da situação; e levantamento e identificação dos trabalhadores cuja situação clínica possa ser considerada como grupo de risco”, elenca o referido comunicado, assegurando que, “até ao momento, ainda não foram detetados casos de trabalhadores do Metropolitano de Lisboa infetados pelo Covid-19”.
Ainda ao nível dos colaboradores, as medidas que o ML decidiu adotar passam também pela definição de um conjunto de serviços prioritários a trabalhar em regime de teletrabalho em caso de necessidade; distribuição de equipamentos de proteção individual para o pessoal médico e de enfermagem; aprovisionamento de medicação pelo serviço interno da medicina do trabalho para profilaxia em caso de exposição da doença; implementação e divulgação das medidas preventivas e de reforço de higiene através da afixação de cartazes em vários locais da empresa e suportes digitais; definição, instalação e equipamento de zonas de isolamento para apoio aos colaboradores das diversas áreas da empresa; reforço de limpeza nos locais administrativos, zonas comuns e equipamentos; reforço dos produtos desinfetantes (álcool e antisséticos) para desinfeção pelos trabalhadores dos postos de trabalho partilhados.
Ao nível do clientes, as medidas do ML no âmbito desta segunda fase de prevenção contra o Covid-19 traduzem-se na divulgação das medidas preventivas e de reforço de higiene através da afixação de cartazes no interior das carruagens, meios digitais e mensagens sonoras e escritas na rede de Metro; implementação da circulação com comboios de seis carruagens em todas as linhas durante todo o horário de exploração, sete dias por semana; definição, instalação e equipamento de zonas de isolamento nas estações de acordo com todas as normas e indicações emanadas pela DGS; reforço de limpeza nas estações com desinfeção das áreas físicas de maior contacto manual designadamente máquinas de venda de títulos, corrimãos, puxadores e elevadores, sendo que, neste caso, a limpeza é efetuada das 07h00 às 23h00, com ações reforço de desinfeção das 09h00 às 18h00, sete dias dias por semana.
Outras medidas que serão aplicadas pelo ML em relação aos clientes serão o reforço da limpeza diária no interior dos comboios; o reforço da ventilação nas estações e comboios; a redução e/ou suspensão do número de eventos previstos realizar nas estações; o encerramento do ‘Espaço Bebé’ da estação Alameda; e o encerramento das instalações sanitárias existentes nas estações Marquês de Pombal, São Sebastião, Campo Grande, Terreiro do Paço, Aeroporto, Oriente e Rossio.
“O Metropolitano de Lisboa continuará a monitorizar a situação, em contacto permanente com as autoridades competentes, estando em condições para ativar, de imediato, quaisquer outras orientações técnicas de saúde pública que venham a ser emanadas para combate à pandemia”, garante o referido comunicado.
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