A implementação da medida das creches gratuitas está a permitir poupanças de cerca de 400 euros mensais às famílias com maiores rendimentos.
A conclusão é de um estudo do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.
“A medida permitiu uma poupança, que varia entre 60-80 euros/mês para famílias que se situam no 1º e 2º escalões de comparticipação, e até cerca de 400 euros/mês para famílias com maior nível de rendimento”, conclui o estudo divulgado esta semana.
“A gratuidade nas creches IPSS representa um alívio no orçamento das famílias com filhos até aos três anos. O valor poupado depende da estrutura de rendimentos da família, do número de filhos e da percentagem de despesas fixas no rendimento”, segundo o estudo.
O PlanAPP destaca que a “medida de gratuitidade das creches abrange, potencialmente, todas as crianças nascidas após 1 de setembro de 2021”, mas alerta que “limitações na oferta de lugares nos equipamentos públicos e IPSS restringem a universalização destes equipamentos”.
O documento sublinha que “com o aumento incremental no número de lugares nas creches e a redução da população entre os zero e os três anos, há uma convergência entre a oferta e a procura por lugares nestes equipamentos. Contudo, permanece uma disparidade entre a capacidade destas respostas sociais e a população potencial a abranger”.
Assim, para se “alcançar uma eventual universalização do equipamento creche seria necessário duplicar a atual capacidade instalada”, com o centro a propor um indicador demográfico municipal para “medir o potencial de resposta dos equipamentos a nível territorial”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com