O Crédito Agrícola lança hoje a 12ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação, com as candidaturas a poderem ser submetidas no formulário disponível em www.premioinovacao.pt até ao dia 30 de Junho.
A edição deste ano do Prémio Empreendedorismo e Inovação, que irá atribuir um valor total de prémios de 30 mil euros, apresenta quatro novas categorias a concurso, com base nos actuais desafios do sector: Novas Tecnologias na Produção Agrícola; Resiliência de Pequenos Agricultores e Comunidades Rurais; Conservação dos Ecossistemas Florestais; e Inovação na Cadeia de Valor.
“Esta é uma iniciativa reconhecida pelos vários players do mercado como um valioso contributo na identificação, premiação e apoio do que de melhor se faz no nosso país nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal”, refere o banco.
“A temática da Sustentabilidade mantém-se como prioritária na distinção dos projectos ou empresas inovadoras, em linha com a estratégia do Crédito Agrícola”, refere a instituição.
Em detalhe o prémio “Novas Tecnologias na Produção Agrícola” é destinado a projectos cujas soluções inovadoras visem contribuir para a optimização da produção agrícola e subsequente redução do impacto ambiental, através da monitorização de culturas e previsão de riscos, controlo e resistência a pragas e doenças, gestão eficiente da água e/ou solo, valorização de subprodutos e resíduos agrícolas, protecção de polinizadores, entre outras”.
O prémio “Resiliência de Pequenos Agricultores e Comunidades Rurais” é destinado a projectos que apoiem a agricultura familiar e promovam o desenvolvimento rural, através da valorização da produção local e de variedades regionais, fortalecimento da organização comunitária, promoção do acesso a mercados, educação, capacitação e criação de oportunidades para agricultores, promoção do turismo rural e agro-turismo, entre outros.
O prémio “Conservação dos Ecossistemas Florestais” destina-se a projectos focados na protecção e gestão sustentável de florestas, através do combate à desflorestação, gestão eficiente e valorização de resíduos e/ou subprodutos florestais, conservação da biodiversidade, preservação da paisagem e prevenção de incêndios, valorização de espécies autóctones, promoção de recursos endógenos, limpeza e manutenção de terrenos florestais, entre outros.
Finalmente o prémio “Inovação na Cadeia de Valor” é destinado a projectos que ofereçam melhorias ao longo de toda a cadeia de valor, desde o produtor até ao consumidor final, através do desenvolvimento e/ou incorporação de ingredientes inovadores na produção alimentar (insectos, algas, etc.), promoção da rastreabilidade dos alimentos, redução do desperdício alimentar, monitorização e/ou substituição de produtos alergénicos ou de elevada intolerância, favorecimento do bem-estar animal e produção ética, promoção da sustentabilidade na produção, embalamento, logística e distribuição, aumento da resiliência a disrupções na cadeia de abastecimento, entre outros.
Adicionalmente às quatro novas categorias a concurso, o Prémio Empreendedorismo e Inovação considera três distinções de reconhecimento especial, que se mantêm, e serão selecionadas pelo júri de entre os finalistas.
O valor total dos prémios a atribuir de 30 mil euros corresponde ao valor de 5.000 euros ao vencedor de cada uma das quatro categorias e ao Projecto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola, na distinção de reconhecimento especial.
Ainda nesta mesma distinção, para a Menção Honrosa Inovação em Parceria e para a Distinção Bfk Awards by ANI o valor a atribuir é de 2.500 euros por cada projecto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com