A economia do Reino Unido teve um crescimento inesperado no segundo trimestre, abrindo caminho para mais aumentos nas taxas de juros do Banco da Inglaterra (BoE).
Segundo dados oficiais divulgados na sexta-feira e citados pela “Reuters”, a economia britânica cresceu 0,2% no segundo trimestre. Os números levaram a libra a uma forte alta em relação ao dólar e ao euro.
O desempenho foi motivado pelo crescimento mensal de 0,5% em junho, acima de todas as previsões da sondagem da “Reuters”, que apontava para um aumento de 0,2%. O próprio banco central tinha previsto um crescimento de 0,1% no segundo trimestre.
O forte desempenho reforçou as apostas de que o BoE continuaria a aumentar as taxas de juros, dado que o banco central enfatizou neste mês que a resiliência da economia era um dos fatores que sustentariam a decisão.
Os rendimentos dos títulos do governo britânico dispararam após a abertura do mercado, à medida que os investidores digeriam os dados.
O ministro das Finanças, Jeremy Hunt, referiu que as ações que estão “a levar a cabo para combater a inflação estão a começar a surtir efeito, o que significa que estamos a estabelecer as bases sólidas necessárias para o crescimento da economia”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com