O produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 4,2% no segundo trimestre do ano, em comparação com o período homólogo, de acordo com dados publicados esta quarta-feira pelo Bureau of Economic Analysis.
O ritmo de expansão representa uma revisão em alta face à anterior estimativa (de 4,1%) e supera as expetativas dos analistas, que antecipavam uma revisão em baixa (para 4%). No acumulado do primeiro semestre, o crescimento económico foi de 2,2%.
“A estimativa do PIB divulgada hoje [quarta-feira] tem por base dados de fontes mais completas do que os disponíveis para a estimativa rápida emitida no mês passado. Na estimativa rápida, o aumento no PIB real foi de 4,1%”, explicou o gabinete oficial de estatísticas dos EUA.
O Bureau of Economic Analysis sublinhou que, apesar da revisão em alta nesta segunda estimativa para o segundo trimestre, o quadro geral de crescimento económico permanece o mesmo.
“A atualização refletiu principalmente revisões em alta do investimento fixo de não-residentes e dos stocks de investimento privado, que foram parcialmente compensados por uma revisão em baixa das despesas de consumo pessoal (PCE). As importações, que são subtraídas do cálculo do PIB, foram revistas em baixa”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com