[weglot_switcher]

Criação de emprego abaixo do previsto não chega para abalar Wall Street

A economia norte-americana criou menos postos de trabalho do que o esperado no mês passado devido aos efeitos da guerra comercial com a China.
  • Brendan McDermid/Reuters
7 Junho 2019, 15h00

Os três principais índices da Bolsa de Nova Iorque abriram em alta esta sexta-feira, na última sessão da semana. Impulsionada pela descida da taxa de juro diretora e pelo adiamento do aumento das tarifas às exportações chinesas, Wall Street negoceia ao início desta tarde em terreno positivo, em sintonia as  congéneres da Europa.

O Dow Jones soma 0,68% (para os 25.895,09 pontos). Na mesma linha, o alargado S&P 500 avança 0,73% (para os 2.864,38 pontos) e o tecnológico Nasdaq cresce 0,94% (para os 7.687,01 pontos). Também o Russell 2000 valoriza (+0,57%, para os 1.507,10 pontos).

“Apesar da revelação de que a economia norte-americana gerou bastante menos postos de trabalho que o previsto em maio, o facto da taxa de desemprego ter descido mostra que os Estado Unidos estão em pleno emprego e, por isso, a informação acabou por ser recebida com tranquilidade. No plano empresarial de notar a forte valorização da Beyond Meat, após a produtora de substitutos à carne ter anunciado resultados”, refere Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, em research de mercado.

A criação de emprego nos Estados Unidos da América (EUA) foi menor do que a esperada em maio, com menos contratações devido à incerteza sobre a economia global e aos efeitos da guerra comercial com a China. Segundo dados do Ministério do Trabalho norte-americano, hoje divulgados, a queda foi sentida particularmente na saúde, educação e construção Adicionalmente, o número da criação de emprego em abril também foi revisto em 39.000, para apenas 224.000.

“O que realmente importa nas próximas horas é que os Estados Unidos cheguem a um acordo com o México, que evite a subida das tarifas (5%) a partir de segunda-feira. Caso a esperança de um acordo se mantenha viva durante a sessão e os dados de emprego nos EUA saiam entre 50 e 100 mil, então fecharemos a semana com uma nova valorização das bolsas”, aponta, por sua, vez, os analistas do Bankinter. Com Lusa

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.