A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT e a AMA – Agência para a Modernização Administrativa assinaram, esta terça-feira, um memorando de entendimento para a criação do primeiro Espaço Cidadão numa instituição de ensino superior em Portugal.
“O Espaço Cidadão, inserido na oferta de atendimento omnicanal da AMA, complementar à prestação digital de serviços públicos, visa centralizar vários serviços de diferentes entidades num único ponto de atendimento, facilitando o acesso a serviços essenciais da administração central, local e de entidades privadas de interesse público. Este novo espaço na NOVA FCT permitirá aos estudantes, funcionários e à comunidade local tratar de diversos assuntos administrativos de forma mais rápida e eficiente”, dizem a FCT e AMA.
Entre os serviços disponíveis no Espaço Cidadão da NOVA FCT estarão a “renovação da Carta de Condução, a solicitação de nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, a apresentação de despesas junto da ADSE, questões relacionadas com emprego e formação profissional, a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a solicitação do Cartão Europeu de Seguro de Doença e a adesão ao serviço Faturas Sem Papel, entre muitos outros”.
Além da prestação de serviços, “os Espaços Cidadão têm como objetivo a promoção da literacia digital, através do autoatendimento assistido e via biometria com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública”.
“Estamos muito entusiasmados com a assinatura deste protocolo que vai possibilitar a criação do primeiro Espaço Cidadão numa faculdade. Este memorando de entendimento marca um marco significativo não apenas para a nossa faculdade, mas para todo o ensino superior em Portugal”, referiu José Júlio Alferes, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT.
“A expansão da rede de Espaços Cidadão, em locais que oferecem maior conveniência e acessibilidade aos cidadãos, é uma prioridade em linha com o novo modelo de atendimento, em desenvolvimento pela AMA, que tem por objetivo integrar os atuais canais de atendimento (digitais e presenciais) para que forneçam um atendimento rápido, eficiente e uma experiência melhorada no acesso aos serviços”, reforçou Sofia Mota, presidente da AMA – Agência para a Modernização Administrativa.
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