[weglot_switcher]

Cristina Ferreira conclui compra de 2,5% da Media Capital

Cristina Ferreira entrou na nova estrutura acionista da Media Capital através da sociedade DoCasal Investimentos, que detém com o seu pai António Ferreira.
3 Novembro 2020, 13h54

A diretor de entretenimento e apresentadora da TVI, Cristina Ferreira, concluiu a aquisição de uma participação de 2,5% na Media Capital, segundo o comunicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira, 3 de novembro. Desta forma, Cristina Ferreira entra na estrutura acionista da dona da TVI.

“A DoCasal Investimentos (DCI) […] comunica por esta via que foi concretizada em 2 de novembro de 2020 a aquisição, por si (como compradora), das ações objeto do Shares Sale and Purchase Agreement celebrado em 4 de setembro de 2020, cuja celebração pela DCI com a Promotora de Informaciones, S.A. e a Vertix, SGPS, S.A. havia sido comunicada ao mercado em 10 de setembro de 2020”, lê-se.

O negócio “teve por objeto a aquisição de 2.112.830 ações representativas do capital social e direitos de voto da Media Capital”. Assim, Cristina Ferreira garantiu uma participação qualificada na dona da TVI, através da DCI que é “titular das referidas ações e direitos de voto inerentes”.

A DCI é uma sociedade detida por Cristina Ferreira com o seu pai, António Ferreira, com o capital social de cinco mil euros, sendo a apresentadora a gerente.

No dia 13 de setembro, dois dias depois de ter sido anunciado que Cristina Ferreira tinha um acordo com a Prisa para adquirir 2,5% da Media Capital à sociedade Vertix SGPS, a apresentadora disse em declarações à TVI que investiu 1 milhão de euros das suas poupanças para entrar na nova estrutura acionista.

A nova estrutura acionista da Media Capital
Esta terça-feira, a Media Capital comunicou à CMVM, que a Prisa concluiu a alienação da participação de 64,47% que detinha no grupo português, através da Vertix SGPS. Com a saída da Prisa (através da Vertix) da estrutura acionista da Media Capital, sabe-se para já que a Pluris Investments, controlada por Mário Ferreira, passará a ser o acionista maioritário com 30,22%.

Confirmada, está a participação do International Business Group, que conta com Pedro Abrunhosa, na nova estrutura acionista com 11,9725% da empresa. Com a mesma participação (11.9725%), está confirmada a participação da Biz Partners, um consórcio de vários investidores onde se inclui o conhecido cantor Tony Carreira.

Acresce a entrada da Fitas e Essências, sociedade controlada pelo sócio maioritário Stéphane Rodolphe Picciotto, na estrutura acionista da dona da TVI, com 3%. A aquisição destes 3% foi confirmada hoje.

Apesar de ainda não ser oficial, o “Expresso” avançou ontem que a Triun SGPS, do empresário Paulo Gaspar, administrador da Lusiaves, será o segundo maior acionista, com 23% da Media Capital. O acordo inicial entre a Triun e a Prisa contemplava apenas 20%.

De acordo com acordos entre a Prisa e vários investidores interessados na Media Capital, assinados em setembro, entre os novos acionistas poderá constar a Zenithodyssey, sociedade detida em 50% pela CIN. Esta sociedade pretenderia uma participação de 16%.

O empresário Manuel José Lemos de Ferreira Lemos também estava interessado em investir na dona da TVI. Segundo os acordos, quereria 3% do capital.

Além destes, o Abanca ainda detém 5% do capital da dona da TVI.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.