A CriteriaCaixa – o maior acionista da energética espanhola Naturgy, com 26,7% – voltou a explorar a possibilidade de uma fusão com a EDP, no atual contexto de queda dos títulos e de insatisfação com a gestão de Miguel Stilwell d’Andrade.
O Jornal Económico apurou que o grupo Criteria/Naturgy fez contactos com acionistas. Nomeadamente com a China Three Gorges (CTG), que detém 21,8% do capital da EDP e é a sua maior acionista. Tudo para avaliar a abertura para uma operação de aquisição da empresa portuguesa.
Os representantes da China Three Gorges (CTG) vieram a Lisboa para a assembleia-geral da EDP que se realizou esta quinta-feira. Para além do CEO da CTG Europa, o espanhol Ignacio Herrero Ruiz, veio também o presidente da CTG.
Fontes com conhecimento do processo dizem que o Governo português também terá sido abordado informalmente, mas terá dito que a aquisição da EDP é um tema dos acionistas que são quem tem de votar, em assembleia-geral, o fim da blindagem dos votos. A EDP tem os votos blindados a 25% (o que aliás inviabilizou a OPA da CTG em 2018). Ora, a alteração dos estatutos de forma a remover qualquer limite à contagem de votos emitidos por um acionista, precisa uma maioria qualificada de dois terços dos votos (66,6%) emitidos na AG.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com