O CTS Group, empresa de design e construção de data centers nos países nórdicos, acaba de inaugurar a sua base europeia em Lisboa. “O novo escritório da CTS Europe na capital conta já com uma equipa de 50 colaboradores, que deverá duplicar nos próximos meses com a contratação de 50 novos profissionais”, refere a empresa em comunicado.
O novo escritório em Lisboa será responsável pelas áreas de engenharia e construção, com crescimento previsto nos próximos meses. O CTS Group prevê criar 500 postos de trabalho em Portugal no futuro próximo, respondendo à procura internacional e às necessidades do mercado doméstico. A capital portuguesa será a base de expansão da empresa para toda a Europa, com escritórios em países estratégicos como a Suíça, Espanha, França e Alemanha.
Filip Schelfhout, CEO do CTS Group, afirma, citado pelo comunicado: “Portugal é um país estratégico para a CTS Europe, onde desenvolvemos as nossas operações e onde contamos com uma rede de parcerias de elevado valor acrescentado. Estamos a promover projetos de referência no país, como a fábrica em Viana do Castelo para a produção de EPODS, e queremos ajudar a desenvolver o ecossistema em Portugal, auxiliando as empresas nacionais na sua internacionalização. Uma das nossas prioridades é também colocar as nossas competências únicas ao serviço de novos projetos em Portugal no setor dos data centers, contribuindo para tornar o país numa referência em infraestruturas para a economia digital e dos dados”.
O CTS Group pretende criar em Portugal um ponto estratégico para a construção de data centers em toda a Europa. A sede da CTS Europa está situada no Parque das Nações, em Lisboa, e conta com instalações superiores a 1.000m², permitindo suportar o crescimento acelerado da empresa.
A inauguração da nova sede reuniu colaboradores, membros da equipa de gestão sénior (SVP’s), clientes e parceiros em Portugal, incluindo Velox Electro, BIMMS, Mecwide e NordicEpod. A Velox Electro, empresa do grupo sediada em Leiria, emprega mais de 200 pessoas dedicadas ao fornecimento de sistemas elétricos para a construção de data centers. No Porto, a CTS adquiriu uma participação maioritária na BIMMS, empresa de modelação e compatibilização de disciplinas, que conta com mais de 100 engenheiros. Em Barcelos, a CTS formou uma joint venture com a Mecwide, que emprega mais de 200 trabalhadores no setor.
O CTS Group e a Eaton, através da sua parceria NordicEpod, vão criar, em Viana do Castelo, uma fábrica produção de unidades de distribuição de eletricidade (EPODS) para data centers, que empregará 500 trabalhadores. Além da criação de postos de trabalho diretos, a NordicEpod fortalecerá a cadeia de abastecimento local, colaborando com empresas portuguesas e integrando-as no ecossistema do projeto. A unidade em Viana do Castelo, com uma área inicial de 20 mil metros quadrados, terá um forte compromisso com a sustentabilidade, incorporando energia renovável e métodos de produção ecológicos.
O impacto deste investimento será significativo, tanto na criação de empregos diretos como na dinamização da economia local, fortalecendo a cadeia de abastecimento e trazendo inovação para o setor da construção e engenharia. Além disso, a aposta em métodos de produção sustentáveis e em energia renovável alinha-se com as tendências globais para um futuro mais ecológico.
O setor de data centers está em plena expansão, e a infraestrutura digital é fundamental para empresas de todos os setores. O investimento da CTS Group pode colocar Portugal ainda mais no mapa, como referência em tecnologia e inovação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com