Os CTT – Correios de Portugal anunciaram hoje a compra da Compañia Auxiliar al Cargo Expres (CACESA), empresa espanhola do setor aduaneiro de e-commerce internacional, “com uma sólida posição no mercado”, por 104 milhões de euros.
A aquisição foi realizada através da subsidiária CTT Expresso e avalia os ativos da CACESA em 91 milhões de euros, equivalente a um múltiplo de 5,5x EBIT, de acordo com a empresa.
A operação ficará concluída após obtida a “devida aprovação ao abrigo dos requisitos legais aplicáveis ao controlo de concentrações. Prevê-se que fique concluída em março ou abril 2025”.
“Esta aquisição é um marco importante no caminho de transformação que os CTT têm vindo a fazer para se tornarem um operador logístico de e-commerce de referência na Península Ibérica. Estamos muito satisfeitos por integrar esta empresa no nosso portefólio, pois trata-se de um passo natural para reforçar o papel cada vez mais relevante dos CTT em todas componentes da cadeia de valor do comércio eletrónico, do envio à devolução, fortalecendo as relações comerciais com clientes de todo o mundo”, disse em comunicado João Bento, CEO dos CTT.
Os Correios dizem que “esta transação faz parte do forte plano de investimento dos CTT para a Península Ibérica e permite reforçar a proposta de valor para os clientes em Portugal e Espanha”.
“Do ponto de vista estratégico, este passo permite acelerar a transformação do negócio dos CTT, que se apresentam cada vez mais como um operador logístico de e-commerce. Numa altura em que o retalho online é cada vez mais transfronteiriço, as soluções integradas de desalfandegamento assumem um papel crucial na estratégia de crescimento nessa cadeia de valor”, pode-se ler no comunicado.
A aquisição deverá gerar sinergias operacionais que resultarão numa subida do EBIT em mais de 5 milhões de euros: “As principais sinergias em termos de receitas deverão crescer com a expansão dos serviços de distribuição de última milha e da integração com os processos aduaneiros dos CTT. Espera-se que as sinergias de custos se materializem através do aumento da eficiência nas operações de tratamento aduaneiro e da eliminação de duplicações de gastos gerais”.
A CACESA está presente em 15 países, com Espanha, Itália, Bélgica e Polónia a serem os seus principais mercados. A companhia “opera uma plataforma de desalfandegamento de e-commerce internacional, sendo um relevante fornecedor em Espanha e noutros mercados europeus, focada principalmente em operadores de comércio eletrónico tradicionais. A plataforma da CACESA para o desalfandegamento é altamente automatizada e baseia-se num processo de software próprio que permite um crescimento rentável e escalável”.
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