Os CTT – Correios de Portugal anunciou que estabeleceu uma joint-venture com o grupo Deutsche Post International (DHL) com o objetivo de criarem um mega-operador no mercado de encomendas de comércio eletrónico.
Segundo comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), as duas empresas “estabeleceram uma parceria de joint-venture com o objetivo de unir esforços em Portugal e Espanha e constituir um empreendimento de elevado desempenho para endereçar os mercados de encomendas de comércio eletrónico”.
Como? De acordo com a comunicação ao regulador, os CTT e DHL vão criar este empreendimento dedicado aos segmentos B2C (consumidor) e B2B (empresas) “com capacidade diária superior a um milhão de envios e serviços out-of-home na Península Ibérica”.
Juntos, estes dois operadores vão criar um gigante dedicado ao e-commerce naquele que é o quarto maior mercado da Europa (Portugal e Espanha).
Este anúncio acontece um dia depois da empresa portuguesa ter anunciado a compra da espanhola Cacesa por 104 milhões de euros. Segundo o CEO dos CTT, João Bento, este foi um passo que a empresa deu para reforçar o seu “registo de e-commerce”, algo pela qual a empresa de correios quer ser vista.
Para que esta joint-venture se materialize, os CTT Expresso vai adquirir integralmente a DHL Parcel Portugal e ainda uma participação indireta de 25% na DHL Parcel Iberia através da holding Danzas SL. Por sua vez, a DHL vai adquirir uma participação de 25% nos CTT Expresso.
Futuramente, estes dois operadores têm a opção, ainda que limitada perante condições, de aumentar as suas participações até 49% nas respetivas empresas. Ainda assim, este acordo ainda requer as respetivas autorizações concorrenciais. É esperado que o negócio seja concluído no segundo semestre de 2025.
“O negócio eletrónico da DHL em Portugal será totalmente transferido para a CTT Expresso. Em Espanha, o enfoque será racionalizado, de modo a promover ambos os serviços B2C e B2B, com o objetivo de criar uma rede altamente eficiente para processamento de encomendas e entrega de última milha, enriquecendo a experiência do cliente em toda a Península Ibérica”, lê-se na missiva entregue ao regulador.
Esta joint-venture avalia a CTT Expresso em 482 milhões de euros, a DHL Parcel Iberia em 106 milhões de euros e a DHL Parcel Portugal em 12 milhões.
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