A bolsa de Lisboa registou ligeiros ganhos no índice PSI ao encerrar a sessão de quinta-feira. A subida, de 0,09%, até aos 6.309,65 pontos, foi fruto do sentimento positivo que se viveu nas negociações de cotadas como os CTT e o Millennium BCP.
Os CTT foram protagonistas da maior subida, na ordem de 1,54%, até aos 4,28 euros por título. Seguiu-se o BCP, que avançou 1,19% para 0,3135 euros, ao passo que a Altri deu um salto de 0,85% e alcançou os 5,335 euros.
Em sentido contrário, sobressai a queda da Mota-Engil, na ordem de 1,74% para 4,75 euros, enquanto que a Jerónimo Martins derrapou 1,35% e ficou-se pelos 18,24 euros.
As praças europeias beneficiaram dos sinais positivos sobre a tendência de desinflação. Destaque para os mais importantes índices de Espanha e Reino Unido, na medida em que ganharam 0,53% e 0,47%, respetivamente. Seguiu-se a Alemanha, que se adiantou 0,19%. No ‘vermelho’, Itália caiu 0,13%, enquanto França e o índice agregado Euro Stoxx 50 recuaram ambos 0,02%.
“As bolsas europeias encerraram em leve alta, alimentadas por perspetivas crescentes de que 2024 marque o início do ciclo de corte de taxas de juro”, escreve-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.
“Isto depois do presidente da Fed ter ontem admitido ser apropriado começar a pensar nesse cenário e de esta manhã o índice de preços no produtor da zona euro ter mostrado nova descida em março, tendo já recuado 14,4% desde o pico de setembro de 2022, o maior alívio em quatro décadas, o que sustenta a tão desejada descida da inflação e faz crescer expectativas de descida da taxa diretora do BCE já em junho”, explicam os analistas, antes de um olhar às cotadas na praça lisboeta.
“Em solo luso, os CTT e o BCP lideraram o PSI. O banco esteve animado pelo upgrade efetuado pela JB Capital, atribuindo-lhe um preço-alvo de 60 cêntimos de euro por ação, quase o dobro da sua cotação atual”, assinala-se.
“No exterior, a par dos Recursos Naturais, o setor Automóvel foi outro dos destaques, à boleia dos números da Volvo, ele que conta com empresas como Volkswagen e Mercedes Benz, duas cotadas que integram o separador “top dividendos” da sua estação de negociação e app de bolsa”, refere-se ainda na mesma análise.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com