[weglot_switcher]

Cumbre Vieja obriga a evacuação de mais de 5 mil pessoas. Cinzas do vulcão poderão atingir Madeira

A ilha ficou em alerta máximo depois de mais de 22 mil tremores terem sido registados durante toda a semana em Cumbre Vieja.O IPMA alerta que os “efeitos mais prováveis da erupção” resultem no transporte de cinzas vulcânicas para a Região Autónoma da Madeira.
  • AFP
20 Setembro 2021, 12h27

As erupções vulcânicas contínuas, em La Palma, uma das ilhas Canárias, levaram à evacuação de cinco mil pessoas e destruíram pelo menos 20 casas, segundo o “The Guardian”, esta segunda-feira. A ilha ficou em alerta máximo depois de mais de 22 mil tremores terem sido registados durante toda a semana em Cumbre Vieja, uma das regiões vulcânicas mais ativas do arquipélagos

As autoridades começaram por evacuar doentes e alguns animais em terrenos próximos às erupções, no domingo. Duas horas depois, com lava a descer pela encosta de cinco fissuras, o município ordenou a evacuação de quatro aldeias, incluindo El Paso e Los Llanos de Aridane.

Em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) garante estar a acompanhar a crise sismovulcânica que desde o dia 11 de setembro tem sido observada na Ilha de La Palma. Segundo os especialistas, desde a sua erupção já foram registados 1.500 sismos “tendo o de maior magnitude M=3.5 ocorrido hoje às 11:15 h, registado pela rede sísmica do IPMA na Madeira”.

Face à situação de alerta, o IPMA alerta que os “efeitos mais prováveis da erupção” resultem no transporte de “cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, designadamente CO2 e SO2” para a Região Autónoma da Madeira.

Mariano Hernández, presidente do conselho de La Palma, pediu às pessoas que se mantivessem longe das áreas afetadas porque as pessoas que estavam a surgir no local, para observarem as erupções, estavam a dificultar o esforço de evacuação.

“As pessoas não deveriam aproximar-se do local da erupção onde a lava está a fluir”, disse Mariano Hernández. “Estamos a ter sérios problemas com a evacuação porque as estradas estão congestionadas por pessoas que estão a tentar aproximar-se o mais possível para poderem ver”.

Por sua vez, o presidente regional das Canárias, Ángel Víctor Torres, admitiu que embora existam “danos materiais consideráveis”, as autoridades esperam que ninguém fique ferido. “Não esperamos nenhuma outra erupção”, referiu.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, também já se pronunciou sobre o assunto e deslocou-se até La Palma. “Temos todos os recursos [para lidar com a erupção], os cidadãos podem ficar tranquilos”, garantiu Pedro Sánchez no domingo à noite.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.