[weglot_switcher]

CVC DIF adquire a iPark e reforça presença em infraestruturas ibéricas

A iPark é uma plataforma líder na Península Ibérica no setor das infraestruturas de estacionamento, com operações em Espanha e Portugal. A DC Advisory e a Eversheds atuaram como consultores financeiros e jurídicos da Elliott Investment Management na transação, enquanto a RBC Capital Markets e a Uría & Menéndez atuaram como consultores financeiros e jurídicos da CVC DIF, respetivamente.
Câmara Municipal do Porto
8 Janeiro 2026, 15h20

A CVC DIF, divisão de infraestruturas da CVC Capital Partners, acordou a aquisição da iPark, uma das principais plataformas de infraestruturas de estacionamento na Península Ibérica, atualmente detida pela Elliott Investment Management. A transação deverá estar concluída em 2026, depois das aprovações regulamentares habituais. O valor do negócio não foi avançado.

Em comunicado a gestora líder global de private equity diz que “concordou em adquirir a iPark, uma plataforma de infraestruturas de estacionamento ibérica de grande escala que opera em Espanha e Portugal, à Elliott Investment Management. O investimento será feito através da DIF Infrastructure VIII.”

A iPark detém e opera um portfólio diversificado de mais de 30 mil lugares de estacionamento fora da via pública em mais de 80 instalações, localizadas principalmente em centros urbanos, hospitais e locais de transportes.

O investimento da DIF Infrastructure VIII vai apoiar a próxima fase de crescimento da iPark, baseando-se na sua estratégia estabelecida de compra e construção para expandir a plataforma nos principais mercados ibéricos, continuando a melhorar a eficiência operacional e a digitalização.

“A transação está alinhada com a estratégia da CVC DIF e com a sua experiência significativa em investimentos em ativos de infraestruturas essenciais com fluxos de caixa de longo prazo, semelhantes a concessões e de alta visibilidade, que desempenham um papel fundamental no apoio à atividade económica e à mobilidade urbana na Europa”, refere a gestora de private equity.

Tom Goossens, sócio da CVC DIF, considera que “a iPark é uma plataforma de infraestrutura de alta qualidade, essencial e altamente diversificada, com uma forte posição no mercado e um claro potencial de crescimento”.

“O estacionamento fora da via pública desempenha um papel vital na mobilidade urbana e a iPark está bem posicionada para reforçar ainda mais a sua liderança neste segmento. O seu portfólio diversificado, contratos de longo prazo e equipa de direção experiente tornam-na uma excelente opção para a estratégia de investimento da CVC DIF. É com grande entusiasmo que iniciamos este novo capítulo juntos”, acrescenta.

A DC Advisory e a Eversheds atuaram como consultores financeiros e jurídicos da Elliott Investment Management na transação, enquanto a RBC Capital Markets e a Uría & Menéndez atuaram como consultores financeiros e jurídicos da CVC DIF, respetivamente.

Juan Manuel Mogarra, fundador e CEO da iPark, revelou que “a CVC DIF é um investidor em infraestruturas altamente experiente, com um profundo conhecimento de ativos essenciais de longo prazo” e que “o seu apoio permitirá à iPark acelerar a sua estratégia de crescimento, continuando a prestar serviços de alta qualidade às cidades, parceiros e clientes em Portugal e Espanha. Estamos entusiasmados por iniciar este novo capítulo juntos”.

Paul Best, diretor executivo sénior e chefe de European Private Equity da Elliott Investment Management, considera esta transação como “um reflexo da posição de liderança do mercado da iPark e do seu potencial para um maior crescimento. Estamos orgulhosos de ter apoiado a iPark na expansão e diversificação do seu portfólio e na ampliação da sua plataforma em toda a Península Ibérica. Desejamos às equipas da iPark e da CVC DIF os maiores sucessos na busca pela próxima fase de crescimento da empresa”.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.