Rui Calafate, consultor de comunicação e colunista do JE, deixou, na última edição do podcast “Maquiavel para Principiantes”, as sugestões culturais desta semana.
Da caça a O. J. Simpson na Netflix ao ciclo de cinema “Mestres Japoneses Desconhecidos” passando pela série que tenta desvendar o assassinato não resolvido do primeiro-ministro sueco Olof Palme: conheça as sugestões do colunista e acompanhe todas as semanas as sugestões culturais de Rui Calafate no podcast do JE “Maquiavel para Principiantes”.
O jovem Michio, filho de um condutor de cacilheiro recentemente viúvo, apega-se à memória da sua mãe, valorizando um pombo-correio que ela lhe ofereceu pouco antes de falecer. O seu pai bem-intencionado, Sadao, pressionado a casar-se novamente, encontra uma parceira apropriada na gentil Sonoko, que também tem uma filha pequena. Com a entrada da nova madrasta na sua vida, o desconforto de Michio intensifica-se devido às pressões ao seu redor para esquecer a falecida mãe e chamar à sua nova madrasta de “mãe”.
Yôko, uma jovem que fugiu do campo para Tôkyô, vê-se envolvida com Takeshi, seu amigo de infância, e foge dos seus desejos lascivos. Ela vagueia pelas ruas movimentadas de Shinjuku e é frequentemente abordada por homens com más intenções. Um dia, Yôko é convidada por Harumi, uma prostituta, a entrar num bar frequentado por jovens delinquentes. Eles entregam-se ao ritmo do jazz, tomam drogas e desperdiçam a sua juventude, dançando e fazendo tropelias. Yôko, após uma má trip, perde a consciência. Na manhã seguinte, acorda no quarto de Jirô, um dos frequentadores do bar de jazz. Apesar de apaixonado por Yôko, o tímido Jirô não consegue fazer nada por ela, o que a deixa furiosa. O único sonho que sustenta é visitar Saint-Tropez, uma praia soalheira que ela viu numa ida ao cinema.
1900. Kinu, com apenas dezoito anos, é vendida a um bordel para ajudar financeiramente a sua família. Os donos promovem-na como virgem para atrair clientes, tornando-a bastante popular. Rapidamente, ela percebe o esquema traiçoeiro do casal, que explora a fraqueza das mulheres, inventando dívidas exorbitantes para restringir a liberdade. Kinu e as outras prostitutas desejam fugir do bordel, mas a vigilância é muito rigorosa e os castigos ainda mais severos. Um dia, inesperadamente, um artesão chamado Jingorô torna-se cliente de Kinu. Após algumas visitas, Jingorô expressa o desejo de se casar com ela e saldar-lhe a dívida. Emocionada com as suas palavras, ela sabe que ele não tem condições para fazê-lo…
O Bronco branco. As luvas. O julgamento do século. Esta série documental investiga o chocante caso de homicídio que se tornou um fenómeno cultural.
“A Menina da Neve”, série inspirada no bestseller de Javier Castillo, está de volta à Netflix com a segunda temporada, que conta com seis episódios. Esta produção espanhola acompanha a história de uma menina que desaparece durante um desfile em Málaga”. “Málaga, 2010. O momento mais mágico do ano transforma-se em pesadelo para a família Martín quando a filha, Amaya, desaparece na multidão durante um desfile.
Esta emocionante série de quatro partes explora o assassinato não resolvido do primeiro-ministro sueco Olof Palme em 1986 – um caso que causou ondas de choque em todo o mundo.
Porque é que tantos alemães participaram nos crimes da Alemanha nazi? Como é que chegaram a apoiar Hitler e o seguiram quase até ao fim? Durante demasiado tempo, os nazis foram apresentados como pouco mais do que psicopatas ou criminosos.
Este livro aterrador explica como Hitler conseguiu reunir à sua volta discípulos e apoiantes que se mostraram mais do que dispostos a segui-lo na guerra, no assassínio em massa e no genocídio. Trata-se de um importante contributo para a compreensão do funcionamento do Terceiro Reich e um aviso claro sobre a facilidade com que as sociedades democráticas e as normas morais aceites podem ser desmanteladas. (Fonte: Wook)
Livro singular, fascinante e poético, Mortes Fabulosas dos Antigos conjuga erudição e arte de narrar, reunindo, como num repertório, tão rigoroso quanto fabuloso, mortes de poetas, pensadores, atletas, reis, tiranos, de povos, cidades e exércitos inteiros, mas também mortes por homicídios selvagens, pela mão de familiares, por suicídio a contragosto, repentinas, ou mesmo aparentes, da literatura clássica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com