As principais bolsas europeias registaram perdas na sessão de sexta-feira, em função de receios gerados entre os investidores pelos sinais que chegam dos EUA. Por cá, o índice PSI derrapou 0,38% e ficou-se pelos 6.509 pontos, penalizado sobretudo pela EDP Renováveis.
A energética viu-se penalizada em bolsa por um downgrade e desvalorizou 4,30%, pelo que as ações se ficaram pelos 8,46 euros. Em simultâneo, o BCP recuou 1,03% até aos 0,5014 euros, ao passo que a Navigator perdeu 0,84% para 3,55 euros.
Por outro lado, a Jerónimo Martins subiu 1,24% e os títulos alcançaram os 19,61 euros, ao passo que a NOS somou 1,14%, para 3,55 euros.
Também nas principais praças europeias foi notório o sentimento negativo, fundamentado por vários fatores. Desde logo, surgiram na comunicação social norte-americana relatos de que Trump deverá avançar com novas tarifas comerciais. Também na sexta-feira, um estudo da Universidade do Michigan aponta para um reforçar das pressões inflacionistas.
Por último, os dados do emprego foram revistos em alta, com uma aceleração no salário médio por hora trabalhada e um decréscimo de 0,1 pontos percentuais na taxa de desemprego (4% em janeiro), de acordo com os dados do Departamento do Comércio dos EUA. Ora, estes números limitam a margem da Fed para cortar nas taxas de juro.
Tudo isto gerou alguma ansiedade nos mercados, notória no sentimento registado entre os índices de referência europeus. Prova disto é que houve perdas de 0,57% na Alemanha, 0,44% em Espanha, 0,43% em França, 0,33% no Reino Unido e 0,14% em Itália. Ao mesmo tempo, o índice agregado Euro Stoxx 50 contraiu 0,57%.
A semana inicia sem indicadores macro de grande peso, sendo que na quarta-feira isso muda com a divulgação da inflação nos EUA em janeiro, assim como vai acontecer em Portugal.
No dia seguinte, será a vez de a maior economia da zona euro fazer o mesmo, com a publicação dos dados respeitantes ao Índice de Preços no Consumidor (IPC), ao passo que o Eurostat vai dar a conhecer a evolução da produção industrial na zona euro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com