Dados surpreendentes do emprego deram gás a Wall Street

Na última sessão da semana o Dow Jones disparou 3%, mas o recordista foi o tecnológico Nasdaq. O ‘rally’ deveu-se aos ganhos da banca e das companhias aéreas e de cruzeiros, das mais penalizadas durante o confinamento.

Brendan McDermid / Reuters

Wall Street vai de fim de semana animado. A bolsa de Nova Iorque encerrou a sessão desta sexta-feira em terreno positivo e com o Nasdaq a bater recordes – depois de ter caído até 25% no início do ano, o índice tecnológico está agora 9% mais valioso.

A encorajar os investidores estão sobretudo os dados oficiais do emprego nos Estados Unidos, que surpreenderam o mercado. Segundo o Departamento do Trabalho norte-americano, a taxa de desemprego do país recuou para 13,3% em maio e as empresas criaram mais 2,5 milhões de postos de trabalho.

“Os números são uma grande surpresa para o lado positivo”, disse à agência ‘Reuters’ Michael Arone, responsável pela área de investimentos da State Street Global Advisors. Segundo este analista, o relatório dá “uma confirmação adicional de que a economia está a voltar. Este é um forte sinal de que os efeitos são temporários e que a economia está a melhorar”, assegurou.

Assim, os três principais índices da bolsa de Nova Iorque acabaram o dia no ‘verde’. O industrial Dow Jones subiu 3,15%, para os 27.110,98 pontos, o financeiro S&P 500 avançou 2,54%, para os 3.191,50 pontos, enquanto o Nasdaq somou 2,06%, para os 9.814,08 pontos. Já o Russel 2000 valorizou 4%, para os 1.506,50 pontos.

O rally deveu-se aos ganhos da banca e das companhias aéreas e de cruzeiros, das mais penalizadas durante o confinamento. É o caso de cotadas como a Norwegian Cruise, que disparou 14,50%, para 22,42 dólares; o Citigroup, que ‘saltou’ 5,71%, para 58,84 dólares e a United Airlines, que subiu 8,52%, para 42,40 dólares.

Em relação ao mercado petrolífero, o preço do ‘ouro negro’ está a subir cerca de 5%, enquanto aguarda a próxima reunião da OPEP+, que deverá levar a acordo entre os países sobre cortes de produção. O WTI, produzido no Texas, sobe 4,70%, para 39,17 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 5,08% para 42,02 dólares.

Ler mais

Recomendadas

Novos dados sobre o remdesivir acalmam investidores. Wall Street fecha no ‘verde’

Os três principais índices norte-americanos acabaram a sessão no ‘verde’. A Gilead Sciences está subiu mais de 2%, depois de informar que o seu medicamento remdesivir está associado a uma percentagem significativa de melhorias dos doentes com Covid-19.

Tesla pode entrar no S&P 500, estima Reuters

A empresa gerida por Musk conta com uma capitalização de mercado de 250 mil milhões de dólares, maior do que 95% das empresas já pertencentes ao índice norte-americano.

Portugal regressa ao mercado na quarta-feira para financiar-se até 1.750 milhões de euros

Os dois leilões das linhas de bilhetes do tesouro têm maturidades a seis meses e um ano, segundo o IGCP – Agência da Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública
Comentários