[weglot_switcher]

Daniel Traça vai liderar a escola de negócios espanhola ESADE

Depois da Nova SBE, onde exerceu durante dois mandatos e protagonizou a fase de maior crescimento e afirmação internacional da escola, Daniel Traça vai dirigir a Escola Superior de Administração e Direção de Empresas de Espanha. Toma posse a 1 de setembro.
21 Fevereiro 2024, 11h14

Daniel Traça, que durante dois mandatos liderou a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), conduzindo a mudança para o novo campus em Carcavelos e o  aumento exponencial do número de estudantes, sobretudo internacionais, que cresceu de 10% para 72%, vai dirigir a espanhola ESADE. Toma posse dia 1 de setembro.

A Escola Superior de Administração e Direção de Empresas – ESADE é uma da três business schools mais importantes de Espanha e tem uma presença importante na Europa. O seu MBA foi recentemente considerado o 6.º melhor da Europa e o 17.º melhor do mundo pelo Financial Times.

Economista e professor catedrático, Daniel Traça é doutorado em Economia pela Columbia University (Nova Iorque) e licenciado na mesma área pela Nova School of Business and Economics (Lisboa). Atualmente, é professor visitante no INSEAD, em Singapura, onde iniciou a carreira como professor assistente. Anteriormente, ocupou a Cátedra Marie et Alain Philippson em Gestão para o Desenvolvimento Humano Sustentável na Solvay Business School, em Bruxelas, tendo sido vice-presidente e diretor do programa de MBA. Foi igualmente professor visitante na KDI School of Management and Policy, em Seul, e no Graduate Institute of International Economics, em Genebra.

Considera-se um apaixonado pela gestão de instituições de ensino superior, acreditando no seu impacto social, pela pesquisa e pelo desenvolvimento de talentos. Reagindo à nomeação disse encará-la “com enorme entusiasmo”, estando “empenhado em trabalhar com todos os membros da comunidade ESADE para reforçar o seu legado e aumentar a sua excelência académica, o seu compromisso com a inovação, o impacto social, e o desenvolvimento de líderes com propósito, atributos que a caracterizam desde a sua fundação.”

A sua área de investigação reflete a relação entre a estratégia empresarial e as políticas públicas, tendo publicado inúmeros artigos nas principais revistas académicas internacionais na área da globalização e do desenvolvimento económico. Além do seu trabalho académico, colaborou com o Banco Mundial e a Comissão Europeia.

Jaume Guardiola, presidente do conselho de administração da Fundação ESADE, salienta a importância da “experiência internacional de Daniel Traça e o seu conhecimento do impacto que as instituições académicas têm na transformação da sociedade e das organizações” para reforçar os objetivos da instituição e moldar “uma geração de futuros líderes, reconhecidos pelo seu elevado profissionalismo, espírito empreendedor e grande qualidade humana”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.