[weglot_switcher]

Davos 2025 concentra a agenda na economia do futuro

Áreas como inteligência artificial, computação quântica e biotecnologia apresentam oportunidades para o mercado e serão amplamente discutidos na Suíça – que contará com Trump.
Donald J. Trump, President of the United States of America seen during the Livestream of the “Special Address by Donald J. Trump, President of the United States” in the room Sanada at the Annual Meeting 2018 of the World Economic Forum in Davos, January 26, 2018. Copyright by World Economic Forum / Manuel Lopez
17 Janeiro 2025, 14h00

O Fórum Económico Mundial (WEF) de Davos, Suíça, volta a reunir-se entre 20 (dia da tomada de posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos) e 24 de janeiro – num cenário de tensões geopolíticas e de emagrecimento do multilateralismo. Talvez por isso, o topo da agenda está ocupado por temas que apontam para o futuro e esquecem a envolvente: inteligência artificial (IA), computação quântica, biotecnologia, etc., tudo sob o chapéu da “Colaboração para a Era Inteligente”, frase que serve de tema ao encontro.

Segundo Klaus Schwab, fundador do WEF, numa mensagem oficial, “estamos num ponto de inflexão em que a convergência tecnológica transcende a tecnologia em si, iniciando uma revolução social”. Schwab alerta para que essa transformação tanto pode “elevar a humanidade” como “aprofundar divisões existentes”. “O tema do evento reflete a urgência de promover liderança responsável e ação coletiva para garantir que as inovações beneficiem a sociedade como um todo”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.