O Banco BPI informou o mercado que a agência de rating DBRS Morningstar subiu o rating das Obrigações emitidas ao abrigo do seu Programa de Obrigações Cobertas, de AA (low) para AA.
O Banco BPI tem atualmente oito séries de Obrigações Cobertas emitidas ao abrigo do Programa de Covered Bonds (CB).
A atualização é impulsionada pela conversão do Programa para a lei actualizada das obrigações hipotecárias (o Regime Jurídico das Obrigações Hipotecárias), explica a DBRS.
A lei transpõe para a legislação portuguesa a Diretiva 2019/2162 da União Europeia que define a harmonização da estrutura das obrigações hipotecárias em toda a Europa. Na sequência da conversão para a lei portuguesa, a DBRS Morningstar atribuiu uma Avaliação de Estrutura Legal e Estrutural (LSF) de “Forte” ao programa, em vez da Avaliação LSF “Adequada” atribuída anteriormente.
Simultaneamente, a DBRS Morningstar atribuiu um rating de AA à Série 25 emitida ao abrigo do Programa, uma obrigação de taxa fixa de 500 milhões de euros com um cupão de 3,625% e maturidade a 4 de julho de 2028. A DBRS também descontinuou o rating da Série 16, que venceu a 30 de maio de 2023.
Após a emissão da Série 25, existem oito séries de obrigações convertíveis em circulação ao abrigo do Programa, totalizando um montante nominal de 7,0 mil milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com