A Morningstar DBRS divulgou um comentário onde discute o impacto da falha de energia em Espanha e Portugal nas seguradoras.
“Acreditamos que a falha de energia pode gerar um aumento das reclamações relacionadas com seguros residenciais, comerciais, de viagem e de interrupção de negócio”, refere a agência de rating.
“Embora ainda seja difícil fornecer uma estimativa das perdas seguradas na situação atual, a nossa expectativa inicial é que as perdas seguradas variariam entre os 100 e os 300 milhões de euros em Espanha e uma fracção disso em Portugal. As perdas económicas totais serão várias vezes superiores a estas estimativas, ressalva a DBRS.
“As perdas relacionadas com interrupções de negócios podem ser graves e possivelmente levar a grandes indemnizações. No entanto, a maioria das apólices de seguro começa normalmente a cobrir os danos decorrentes de interrupções de negócios apenas após 12, 24 ou mesmo 48 horas”, refere Mario de Cicco, vice-presidente de Seguros Globais e Classificações de Pensões da Morningstar DBRS.
“Como resultado, os pagamentos das seguradoras deverão ser amplamente atenuados pelo facto de o fornecimento de energia ter sido quase totalmente restabelecido em menos de 12 horas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com