[weglot_switcher]

DBRS prevê perdas para as seguradoras de 100 a 300 milhões com apagão energético em Portugal e Espanha

“Acreditamos que a falha de energia pode gerar um aumento das reclamações relacionadas com seguros residenciais, comerciais, de viagem e de interrupção de negócio”, refere a agência de rating.
29 Abril 2025, 18h53

A Morningstar DBRS divulgou um comentário onde discute o impacto da falha de energia em Espanha e Portugal nas seguradoras.

“Acreditamos que a falha de energia pode gerar um aumento das reclamações relacionadas com seguros residenciais, comerciais, de viagem e de interrupção de negócio”, refere a agência de rating.

“Embora ainda seja difícil fornecer uma estimativa das perdas seguradas na situação atual, a nossa expectativa inicial é que as perdas seguradas variariam entre os 100 e os 300 milhões de euros em Espanha e uma fracção disso em Portugal. As perdas económicas totais serão várias vezes superiores a estas estimativas, ressalva a DBRS.

“As perdas relacionadas com interrupções de negócios podem ser graves e possivelmente levar a grandes indemnizações. No entanto, a maioria das apólices de seguro começa normalmente a cobrir os danos decorrentes de interrupções de negócios apenas após 12, 24 ou mesmo 48 horas”, refere Mario de Cicco, vice-presidente de Seguros Globais e Classificações de Pensões da Morningstar DBRS.

“Como resultado, os pagamentos das seguradoras deverão ser amplamente atenuados pelo facto de o fornecimento de energia ter sido quase totalmente restabelecido em menos de 12 horas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.